A força está com eles

Após transformar o hobby em um site de entretenimento, os criadores do Omelete organizam a ComicCon, evento que espera reunir 80 000 pessoas em São Paulo

UM HAN SOLO congelado em um bloco de carbonita está parado ao pé da escada. A peça de quase 2 metros de altura do personagem de

Star Wars divide espaço na casa com canecas do Homem-Aranha, pinturas do Super Mario nas portas dos banheiros e pôsteres de Star Trek nas paredes. É desse quartel-general geek, em um antigo sobrado em São Paulo, que os três rapazes da foto ao lado se preparam para a ComicCon Experience, feira que será realizada de 4 a 7 de dezembro na capital paulista. O evento deverá reunir estúdios de Hollywood, produtores de quadrinhos, artistas e um público estimado por eles em 80 000 pessoas.

Com o lote inicial de ingressos esgotado, esse será o primeiro grande evento organizado pelos fundadores do Omelete, site com 25 milhões de visualizações mensais focado em filmes, séries, quadrinhos, games e músicas. Com o novo braço para eventos, o Omelete, que estreou há 14 anos como um hobby de amigos geeks, está se transformando em uma empresa com faturamento estimado em 6 milhões de reais. “Desde 2011 dobramos de tamanho a cada ano”, diz Pierre Mantovani, 41 anos, um dos sócios do Omelete.

“Formamos uma equipe de especialistas para cada assunto. Se eu sou fã de Star Wars, há pessoas que entendem mais de Harry Potter”, afirma Erico Borgo, 38 anos, coordenador editorial do Omelete. Formado em design, Borgo é um dos fundadores do site, ao lado do amigo de infância e publicitário Marcelo Forlani, 39 anos. Ambos trabalhavam na agência de Mantovani quando decidiram criar uma página online sobre quadrinhos. Hoje, além de produzir conteúdo, o Omelete tem um departamento que oferece soluções para anunciantes. “Quando o game GTA 5 saiu, por exemplo, fizemos uma maratona ao vivo de 100 horas de jogo”, afirma Forlani.

A ComicCon Experience segue os moldes da conferência anual de San Diego, na Califórnia, que reúne mais de 130 000 pessoas. “ComicCon é um nome genérico. Existem mais de 50 nos Estados Unidos, feitas por empresas diferentes. Não estamos trazendo a San Diego ComicCon ao Brasil. Estamos criando algo aqui como é visto lá fora”, afirma Mantovani. Entre as atrações confirmadas estão o ator Sean Astin, que interpretou o hobbit Sam Gamgee nos filmes da trilogia O Senhor dos Anéis (2001-2003), e Kirk Hammett, guitarrista da banda Metallica e colecionador de artigos relacionados a filmes de terror.

Além dos artistas e dos estandes de estúdios, o evento terá uma arena com telão e capacidade para 1 000 pessoas. O espaço vai abrigar campeonatos de games, como League of Legends. Outra área será para o Artist Alley, mesa ocupada por 150 ilustradores que poderão mostrar o trabalho e dar autógrafos.

“Se tudo der certo, vamos continuar fazendo eventos, mas sem perder a essência. Os fãs já confiam na marca, e isso é o mais importante que podemos ter”, afirma Mantovani. Afinal, ninguém melhor do que o Omelete para conhecer bem o clássico ditado do Homem-Aranha: com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades.