97% das empresas têm internet mas só 36% usam redes sociais

O acesso à internet é quase universal entre as empresas brasileiras, mas só 36% delas tem perfil em alguma rede social, mostra a pesquisa anual TIC Empresas

São Paulo — O acesso à internet entre as empresas brasileiras está se tornado universal. 97% delas estão conectadas à rede mundial, mostra nova edição da pesquisa anual TIC Empresas divulgada hoje. A pesquisa avalia o uso de tecnologia da informação e de comunicação nas companhias brasileiras.

É realizada pelo Cetic.br, departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC BR), organização que implementa as decisões do Comitê Gestor da Internet no Brasil.  A edição deste ano ouviu representantes de 6.400 empresas com pelo menos 10 funcionários. 

A pesquisa apurou que 49% dos empregados nessas empresas usam computador, mas só 45% têm acesso à internet. Ou seja, 4% dos funcionários ainda trabalham com computadores sem acesso à internet. Naturalmente, a diferença entre esses dois números vem caindo ano a ano. 

Outro dado significativo é que a conexão de banda larga mais comum é o limitado DSL, que usa a rede telefônica analógica para transmitir sinais digitais. 65% das conexões são desse tipo.

A modalidade de acesso que mais tem se expandido é via cabo televisivo. Passou de 22% das empresas em 2008 para 57% em 2012. Além disso, 40% das organizações usam a rede celular 3G para acesso à internet. O número sobe para 72% quando se consideram apenas as de grande porte. 


Na internet, as atividades mais comuns para os empregados são se comunicar por e-mail (98%) e fazer pesquisas na web (91%). Além disso, 55% das empresas têm site na web, número que varia bastante com o porte da organização.

Entre as pequenas, a proporção das que possuem site é 48%. Entre, as médias, é 74% e, entre as grandes, 87%. O site quase sempre é usado para fornecer informações institucionais. Só 21% têm sistemas de comércio eletrônico e apenas 14% aceitam pagamento online. 

As redes sociais ainda não fazem parte do dia-a-dia da maioria das empresas brasileiras. Entre as consultadas na pesquisa, só 36% têm perfil em alguma rede. É outro número que varia com o porte: 33% nas pequenas, 43% nas médias e 50% nas grandes.

Das que estão presentes em redes sociais, 78% publicam notícias relacionadas à empresa e 74% respondem a comentários e dúvidas do público. O relatório completo pode ser visto no site do Cetic.br.