7 momentos importantes na história do Facebook

Ao longo dos últimos 8 anos, a rede social se modificou e se reinventou de diversas formas até alcançar mais de 800 milhões de usuários

São Paulo – Ao abrir seu capital para investidores, o Facebook completa uma importante e significativa fase em seu desenvolvimento.

Ao longo dos últimos 8 anos, a rede social se modificou e se reinventou de diversas formas até alcançar mais de 800 milhões de usuários.

Multiplicou o número de usuários, alterou sua interface e tornou-se um importante meio para compartilhar informações. Veja os principais momentos do Facebook.

Acesso para todos

Quando foi fundado, em 2004, o Facebook era destinado apenas aos alunos da Universidade de Harvard. Mas somente em 2006 que Mark Zuckerberg liberou o acesso a rede social para todos os usuários.

Botão Curtir

Até 2009 o Facebook possuía apenas um botão para compartilhar os conteúdos (Share). No entanto essa função confundia os usuários e não era exibida no news feed. Em 2010, a rede social inseriu o botão Curtir (Like), que era mais bem compreendido pelos usuários e facilitava o compartilhamento ao exibir o conteúdo no perfil e no mural. Hoje ele é amplamente utilizado por empresas e portais de notícias, principalmente, e virou marca registrada do Facebook.


O filme

Ao atingir 500 milhões de usuários e se consolidar como a rede social mais utilizada no mundo, a história do Facebook foi para nas telas de cinema. O filme “A rede social”, estreou em 2010 e foi concebido a partir de um livro com declarações do brasileiro Eduardo Saverin, um dos fundadores do Facebook. O filme causou polêmica ao mostrar um Mark Zuckerberg sem escrúpulos e obstinado com o sucesso. No entanto, Zuckerberg não foi consultado na elaboração do filme e do livro.

Primavera Árabe

Ao final de 2010, o Facebook foi considerado um dos principais pilares na chamada Primavera Árabe. Na ocasião milhares de cidadãos de países do Oriente Médio, que vivem sob regimes autoritários, realizaram revoluções com a ajuda da rede social para comunicar seus ideais, organizar e convocar a todos para os protestos.

Tchau, Palo Alto

Em ritmo de crescimento acelerado, o Facebook anunciou no início de 2011 a mudança do local de sua sede para Menlo Park. A empresa decidiu mudar de Palo Alto, cidade na Califórnia que reúne as principais empresas de tecnologia, para um conjunto de prédios antes usado pela Sun Microsystems. O local, distante apenas 7 Km de Palo Alto, abriga atualmente os mais de 3.600 funcionários do Facebook.

Timeline

Ao final de 2011, Mark Zuckerberg anunciou a maior modificação na interface do Facebook. A chamada “Timeline” exibe um novo perfil que documenta todas as informações dos usuários desde sua entrada na rede social e até seu comportamento pela internet.

IPO

Em 2012 o Facebook entrou de vez na bolsa de valores ao abrir seu capital (IPO) aos investidores. Criou-se assim uma enorme leva de funcionários que irão se tornar milionários com a venda das ações da rede social. A IPO do Facebook foi muito comemorada e já se prepara para ser a maior já promovida por uma empresa de tecnologia, com expectativa de ganhos de até US% 5 bilhões.