5 dicas para criar seu primeiro casemod

Criatividade é mais importante do que configuração

Os gabinetes de computadores modificados, conhecidos popularmente como casemods, são atrações tradicionais na Campus Party. Diversas equipes e empresas disputam um campeonato normalmente dividido em três categorias: iniciante, criativo e avançado.

Contudo, criar um casemod não é uma tarefa simples. Há campuseiros que levaram quase um ano para terminar de construir o seu gabinete. Os temas são variados, desde filmes, personagens de animes e até mesmo bandas de heavy metal.

INFO entrevistou Adriano Camargo, gerente de produtos da Cooler Master, que patrocina criadores de casemods que competem na Campus Party para dar algumas dicas para criar o seu primeiro gabinete modificado.

Criatividade – Camargo afirma que a criatividade é um fator determinante nessa prática. “É como tunar um carro”, diz. Os temas são totalmente livres, então, quanto mais diferente, melhor.

Custo – É preciso prever quanto você vai gastar com o projeto. Às vezes, é preciso até mesmo escolher uma configuração de hardware mais fraca em prol de uma boa construção, um bom design. Há uma categoria dedicada aos casemods com configuração potente, a avançada. Mas nas demais, a criatividade e a aparência contam mais. Projetos intermediários custam entre 1 mil reais e 3 mil reais.

Material – O material usado pode ser madeira, metal ou plástico. Mas é importante ficar atento à refrigeração para não prejudicar os componentes. “Um case de madeira todo aberto precisa de menos refrigeração do que um de metal que é todo fechado”, afirma Camargo.

Refrigeração – Esse é um ponto importante para os componentes, especialmente se você estiver usando uma configuração de alta performance. A refrigeração liquida é muito usada nos casemods, por exemplo.

Pesquisa – Criar um bom casemod não exige muita prática prévia, mas é necessário fazer muita pesquisa, especialmente para saber posicionar os componentes da melhor forma e, assim, obter um resultado adequado. Conversar com quem já fez um casemod pode ajudar.

Clique para abrir o link no navegador