34% dos brasileiros assistem TV móvel

Pesquisa foi feita pela Motorola Mobility com 9 mil consumidores em 16 mercados

São Paulo – Os brasileiros são os que mais assistem TV móvel (via smartphone, PC ou laptop) na América Latina. A informação é de um estudo global realizado pela Motorola Mobility com 9 mil consumidores em 16 mercados, que revela que 34% dos entrevistados mantêm esse hábito no Brasil. Na Argentina, o percentual é de 25% e, no México, 19%. O Brasil, portanto, está próximo à média global, que é de 37%.

Os laptops ainda são o meio mais utilizado para assistir TV entre os equipamentos móveis citados na pesquisa, com quase 60% dos entrevistados. Porém, os smartphones vêm ganhando gradativamente mais adeptos e já ocupam a segunda posição entre os mais utilizados no País para assistir programas de TV de forma remota.

O principal gatilho dessa demanda por vídeo móvel é a experiência de entretenimento do consumidor, que busca TV móvel, TV social, serviços de casa conectada e serviços em nuvem personalizados.

TV social

Os números ainda demonstram uma alta tendência para o crescimento da TV social no País e classifica essa tecnologia como “um grande nicho de oportunidades, tanto para as operadoras quanto para seus anunciantes”. O estudo reforça a questão de que as redes sociais mudaram a experiência de ver televisão. De acordo com o levantamento, os brasileiros gastam seis horas por dia em redes sociais, número semelhante à média global e de outros países da América Latina. Desses, 43% já usaram as mídias sociais para recomendar um programa a outra pessoa e 82% responderam que usaram a TV social em 2011, aumento de 18% na comparação com 2010. Além disso, 76% preferem usar as TVs sociais para comentar um programa.


Automação residencial

O estudo mostrou que 78% dos entrevistados brasileiros estavam interessados em automação residencial, acima da média mundial (66%). No entanto, 37% disseram que precisariam ser convencidos do bom custo/benefício de um serviço antes de pagar por ele. A pesquisa indica que a popularização desses serviços é necessária para que o consumidor os encare como desejo de consumo.

Cloud

Os serviços de nuvem também começaram a se popularizar mais entre os consumidores, em evidência principalmente no mercado de dispositivos móveis. Pesquisas de mercado projetam que as receitas desse mercado alcançarão US$ 6,5 bilhões até 2016.

Os resultados do estudo da Motorola reafirmaram essa projeção de crescimento, principalmente no Brasil, onde 75% dos consumidores têm interesse em um serviço que permita acesso aos seus dados pessoais (tais como vídeos, fotos e outras informações) em qualquer dispositivo, de qualquer lugar. Esse crescimento, ainda segundo a pesquisa da Motorola, será impulsionado por serviços de vídeo e música. Do total, 64% tiveram de apagar os dados antigos de seus aparelhos porque estavam fora do espaço de armazenamento.

Objetivo

O estudo teve como objetivo identificar os hábitos de consumo de vídeo dos telespectadores e dar uma compreensão dos tipos de serviços disponíveis aos consumidores e suas respectivas preferências. Os entrevistados são da Argentina, Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Japão, México, Rússia, Cingapura, Coreia do Sul, Suécia, Turquia, Emirados Árabes, Reino Unido e EUA.