11 novidades do Mac OS X Mountain Lion

Novo sistema da Apple foi desenvolvido para se aproximar cada vez dos gadgets móveis iPhone e iPad

São Paulo – A partir de hoje, usuários de Mac já podem baixar a nova versão OS X Mountain Lion por 20 dólares.

Desenvolvido para se aproximar cada vez mais do iOS, para iPhone e iPad, o Mountain Lion traz mais sincronia com os smartphones e tablets da Apple e 11 novidades de apps bem bacanas. Confira quais são elas:

1 AirPlay

Algo muito esperado pelos usuários era a possibilidade de espelhar a tela do Mac em uma TV com a Apple TV. O espelhamento da tela poderá ser feito com qualidade de vídeo até 720p e áudio em estéreo.

2 Mensagens

O novo aplicativo Mensagens surge para substituir o iChat. Nele, usuários poderão trocar mensagens com outros aparelhos iOS direto pelo computador.

O melhor de tudo é que o app também terá suporte ao Gtalk e a outros sistemas de mensagens instantâneas. Além disso, ele ainda terá integração com o app Facetime.

Tudo isso só mostra que, no futuro, a Apple deve integrar seus serviços de mensagem em um só lugar, colocando o iMessage, iChat e Facetime em extinção.


3 Central de Notificações

Lançado no ano passado com o iOS 5, a Central de Notificações mostrou que veio para ficar. Dessa vez, ela também estará presente nas telinhas do Mac.

O sistema não é muito diferente da plataforma para iPhone. Haverá um menu com todas as notificações de redes sociais e e-mails, com direito a banners de cada atualização.

4 Twitter

A rede social estará presente em todos os sentidos no novo sistema operacional. Será possível compartilhar conteúdos e fotos direto do iPhoto ou Safari na web.

O aplicativo também terá suporte à nova central de notificações, e exibirá alertas sempre que uma nova mensagem ou menção for direcionada ao usuário.

5 Lembretes

Também oriundo do iOS 5, o app de Lembretes funcionará exatamente da mesma maneira que no smartphone. Ele permitirá a criação de listas de tarefas, com opção para marcar datas e receber alertas. Aparentemente, ele possui a mesma base do iCal, que provavelmente irá sumir do sistema.


6 Notas

Agora as anotações feitas no iPhone não precisam ser compartilhadas por e-mail sempre que o usuário quiser sincronizá-la no computador ou algum outro serviço.

O Mountain Lion também terá o app de Notas nativo, por onde será possível sincronizar as anotações do smartphone com o PC. Ele ainda vem com algumas opções extras, como a possibilidade de pendurar as notas no desktop ou até arrastar e soltar imagens para elas e compartilhar com outras pessoas.

7 iCloud

A Apple não deixou de enxergar o sucesso do Dropbox, e tornará possível o compartilhamento de arquivos na nuvem entre o Mac e iOS. Contudo, ainda não haverá como navegar pelos documentos sincronizados como em uma pasta.

8 Gatekeeper

Depois da infestação do malware Flashback em milhares de Macs nesse ano ficou bem claro que é preciso ter pelo menos um app de segurança no Mac.

O Gatekeeper funcionará como uma barreira de segurança para evitar downloads de arquivos maliciosos.

Nele será possível escolher entre três níveis diferentes de download: qualquer tipo, apenas programas da App Store, ou software de desenvolvedores confiáveis junto com os da App Store.


9 Game Center

Gamers de plantão poderão desfrutar do Game Center também nas telas do Mac. Para utilizá-lo, basta conectar-se aos mesmos amigos e números do smartphone.

10 Compartilhamento

Outra função nativa do iOS. O pequeno ícone com uma seta também estará presente no Mac, possibilitando o envio de e-mails com notas, upload de vídeos e tuítes, e diversas outras opções.

11 Atualizações

As atualizações do OS X passarão a ser anuais, assim como já acontece no iOS. Assim ambos os sistemas passarão a evoluir em conjunto, tornando-se, mais tarde, em uma só plataforma.