Você é um comprador impulsivo? Faça o teste

Teste elaborado pelo SPC Brasil ajuda você a diagnosticar o seu controle financeiro (ou a falta dele). Jogue!

São Paulo – Você compra mais do que deve quando está triste ou muito feliz? Um teste elaborado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) ajuda a saber se seus sentimentos interferem além do que deveriam na hora das compras.

O game está disponível no site Meu Bolso Feliz, portal de educação financeira do SPC Brasil. A intenção é ajudar consumidores a entender se fazem compras de maneira consciente.

As dez perguntas envolvem situações comuns do dia a dia, como o que fazer quando o filho pede o tênis mais caro da loja, um modelo novo de celular é lançado ou ao receber um convite para jantar em um restaurante japonês caro. O diagnóstico do comportamento pode ser um ponto de partida para o controle financeiro e o planejamento de objetivos.

O teste foi feito com base em um levantamento realizado pelo SPC Brasil, que revelou que um terço dos inadimplentes brasileiros são impulsivos ou descontrolados financeiramente. Quatro em cada dez entrevistados também disseram que costumam ceder aos impulsos quando desejam muito comprar algo.