Vale a pena antecipar as parcelas da dívida do imóvel?

Internauta vendeu seu carro e pergunta se deve quitar prestações para suspender o pagamento do financiamento temporariamente

Dúvida do internauta: Vendi meu carro e, com o valor que recebi, consigo quitar cerca de oito prestações do financiamento imobiliário.

Devo antecipar o pagamento das parcelas para ficar oito meses sem me preocupar com a dívida?

Resposta de Marcelo Prata*

Não é um bom negócio realizar o pagamento antecipado de parcelas. Diferentemente de outras linhas de empréstimo, o financiamento imobiliário não oferece o desconto dos juros no pagamento antecipado das prestações.

Portanto o melhor caminho, no seu caso, seria reduzir o saldo devedor. Esse processo leva em conta o valor que você ainda deve efetivamente para o banco, sem o cálculo dos juros. 

Você tem duas opções ao amortizar o saldo da dívida: manter o mesmo prazo do financiamento e diminuir o valor das prestações, ou manter o mesmo valor de prestação e diminuir o tempo do empréstimo (veja se é melhor reduzir a parcela ou o prazo do financiamento).

Caso as prestações estejam pesando no seu orçamento, a primeira opção pode ser melhor. Mas em nenhuma delas você ficará sem pagar a parcela do mês que vem.

Agora, caso você esteja passando por uma situação financeira complicada, o melhor caminho seria investir esse valor e usá-lo para pagar a dívida nas datas de vencimento de cada parcela. Dessa forma, você evita ficar inadimplente enquanto atravessa essa fase ruim.

Veja no vídeo a seguir como se organizar para não atrasar pagamentos:


*Marcelo Prata é fundador do site de comparação de financiamento imobiliário, Canal do Crédito.

Envie suas dúvidas sobre dívidas, empréstimos e financiamentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.