Tenho parte de uma casa; posso usar o FGTS para pagar outra?

Internauta quer saber se pode usar FGTS para comprar moradia na cidade onde já tem parte de outro imóvel; se não, pergunta se sua namorada pode usar o dela

Dúvida do internauta: Tenho um imóvel em meu nome na mesma cidade em que moro. Adquiri meu imóvel junto com minha irmã, com recursos que nosso pai nos doou ainda em vida, tudo devidamente declarado à Receita. Posso usar meu FGTS para comprar outro imóvel na mesma cidade para morar com minha namorada? Se não, minha namorada pode comprar outro imóvel usando somente o FGTS dela?

Resposta de Marcelo Prata*:

A utilização do seu FGTS para compra do novo imóvel somente será possível se você tiver uma participação de 40% ou menos no imóvel que tem com sua irmã.

Já sua namorada pode utilizar o FGTS para compra de outro imóvel, desde que ela se enquadre nas condições, como não ter outro imóvel em seu nome na mesma cidade, ter contribuído ao menos por três anos com o o FGTS etc. No entanto, vale ressaltar que isso só é válido para o caso de vocês não viverem em união estável.

*Marcelo Prata é presidente da Associação Brasileira dos Corretores de Empréstimo e Financiamento Imobiliário (Abracefi).

Dúvidas, observações ou críticas sobre a resposta acima? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre imóveis e financiamento imobiliário para seudinheiro_exame@abril.com.br.