Tenho 25 anos. Onde devo investir para a aposentadoria?

Especialista aponta qual é a melhor aplicação financeira para objetivos de longo prazo

Dúvida do internauta: Tenho 25 anos e quero começar a poupar mil reais por mês para a aposentadoria. Qual a melhor opção: um plano de previdência privada sem taxa de carregamento e com taxa de administração de 0,03% ao mês ou comprar títulos públicos pelo Tesouro Direto?

Resposta de Fernando Meibak*

Recomendo investimentos em fundos de previdência que tenham uma taxa de administração inferior a 1% ao ano. Se a aplicação financeira cobrar uma taxa maior, é melhor você investir no Tesouro Direto.

Recomendo a compra do Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais, título que rende a inflação calculada pelo índice mais juros. Como você é muito jovem, invista em títulos de longo prazo, com vencimento em 2024, 2035 e 2050. Ao longo do tempo, você terá um portfólio diversificado.

Se você precisar vender os títulos a qualquer momento, o risco de ter prejuízo é baixo, pois as taxas de juros estão elevadas e deverão ser menores no futuro. Ou seja, será possível revender o título por um preço atrativo.

Monte essa carteira e faça você mesmo a sua previdência!

* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Envie outras perguntas sobre aposentadoria para seudinheiro_exame@abril.com.br.