Sky corta canais da Fox e clientes reclamam. Veja seus direitos

Clientes têm direito a desconto no pacote de TV a cabo, substituição de canais ou cancelamento sem multa, segundo a Anatel

São Paulo – O corintiano Wanderson Gomes assinou um pacote de TV por assinatura da Sky há um ano, por 260 reais por mês, para poder assistir a todos os jogos do time do coração nos canais de esporte da Fox. No entanto, desde o último domingo (5), ele e todos os outros assinantes estão sem seis canais do grupo, que rompeu contrato com a operadora depois de alguns meses de negociação.

“Descobri que não teria mais os canais porque o narrador da Fox avisou durante um jogo. Em nenhum momento recebi alguma notificação da Sky, só depois que reclamei”, conta o consumidor de Fortaleza.

Depois de postar uma reclamação no site Reclame Aqui, a empresa ligou para Gomes nesta terça-feira (7) para informar que as negociações com a Fox continuam, mas que a operadora substituiu os canais por outros similares. “São canais de péssima qualidade. Vou esperar até o final do mês e, se eles não resolverem, vou trocar de operadora”, diz Gomes.

Assim como ele, outros 100 consumidores postaram reclamações sobre o rompimento da Sky com a Fox desde domingo (5), quando os canais saíram do ar na Sky. “As pessoas querem desconto nos pacotes ou alguma contrapartida”, diz o CEO do Reclame Aqui, Maurício Vargas.

Pelo Reclame Aqui, a Sky respondeu aos consumidores que prestaria esclarecimentos por telefone. A empresa tem reputação “regular” no site de reclamações.

O que fazer

A Sky substituiu os canais Fox Sports, Fox Sports 2, Fox, FX e NatGeo pelos canais ESPN Extra, ESPN +, Discovery Science, Discovery Turbo e Discovery Civilization.

Mas, segundo uma norma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a empresa precisaria ter avisado seus clientes com 30 dias de antecedência sobre a mudança de canais. Além disso, a resolução determina que os consumidores têm direito a um desconto proporcional no valor do pacote, ao cancelamento sem multa ou à substituição por canais semelhantes.

“A empresa tem que oferecer mais de uma alternativa de compensação e fazer essa negociação com o consumidor, que vai escolher a opção preferida”, explica a advogada da associação de consumidores Proteste Sonia Amaro.

Se isso não aconteceu, a alternativa é registrar uma reclamação no site da Anatel. “Com pressão dos consumidores, a Anatel pode se posicionar sobre o assunto e multar a Sky”, explica o pesquisador em telecomunicações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Rafael Zanatta. Consumidores também podem fazer uma denúncia no Procon municipal.

Na avaliação de Zanatta, a própria resolução da Anatel deixa margem para que a Sky apenas ofereça canais semelhantes em troca, o que deixa consumidores insatisfeitos. “Qualquer canal de esportes no lugar da Fox cumpre os requisitos da norma, mas para o consumidor que tem a expectativa de assistir aos jogos do seu time, isso não é suficiente”, justifica. 

O que dizem a Sky e a Fox

Procurada por EXAME.com, a Sky ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.

Já a Fox publicou uma mensagem em sua página do Facebook no último domingo (5), pedindo desculpas por não conseguir chegar a um acordo com a Sky. “Não deixe que enganem você, o que a Sky paga ao mês por todos os canais Fox equivale a menos do que custa uma xícara de café”, diz a mensagem.  

Em vídeo, o grupo também incentiva que os consumidores pressionem a Sky para ter os canais de volta, com a hashtag #QueroFox.

Na visão do pesquisador do Idec Rafael Zanatta, o grupo Fox está induzindo os consumidores a se manifestarem contra o corte de canais para pressionar a Sky a pagar mais para a empresa. “Os consumidores foram usados como massa de manobra em um grande jogo comercial”, avalia.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. A FOX esta querendo aplicar um GOLPE no assinante. Concordo que a medida tomada pela SKY vai na contramao tb, mas a vilã da historia nao é a SKY e sim a FOX que esta querendo obrigar as operadoras a comercializar os dois “Canais Premiums” que ela lancou – FOX1 e FOX ACTION – dizendo que o FOX1 terao as melhores series e lancamentos e o FOX ACTION sera o canal de açao da rede – e pra isso ela deve receber mais das operadoras (e consequentemente dos assinantes). So que o detalhe é que o CANAL FOX e o FX ja deveriam realizar tudo isso que ela esta prometendo para os 2 novos canais. Todos os assinantes sempre assistiram as “melhores series” no Canal FOX e o FX entrou no linep com a desculpa de ser o canal de acao/action series. Cresci assistindo Arquivo X, Prision Break, 24h e outros grandes seriados nesses 2 canais. O QUE MUDOU? NADA… Agora coloca nesses dois canais pra ver o que esta passando: UMA PORRADA DE FILMES VELHOS. Tem dias que temos o mesmo filme passando em 2, 3 canais. ISSO É UM ABSURDO – e um ABUSO. NOS JA PAGAMOS PARA TER CONTEUDO PREMIUM DA FOX! Essa é a promessa do CANAL FOX e do CANAL FX. Agora eles querem enfiar esses canais goela abaixo dos assinantes – para justificar um aumento de repasse das operadoras – (q é NOSSO DINHEIRO TB) – enquanto essa empresa deveria entregar o conteudo premium nos canais que ja existem ao inves de entupir o lineup com canais miseraveis transmitindo coletaneas de velharias e achar q o assinante é burro. A Sky e as outras operadoras deveriam tirar do lineup entao o lixo que virou o canal fox e o FX e colocar os dois novos canais – sem custo – e consequentemente com o mesmo repasse para a FOX – ja q oferecer conteudo PREMIUM é OBRIGACAO DA FOX. PQ RAIOS EU VOU ASSSINAR UMA PORCARIA DE UM CANAL PRA FICAR VENDO FILME VELHO????????? É muita cara de pau da FOX fazer oq ue esta fazendo.

  2. O que que tem a ver se o tal Gomes ai é corinthiano? A FOX SPORTS transmitia a Libertadores e o corinthians nao estara disputando esse campeonato!

  3. Dheovan Manthay

    E a copa sul-americana vai passar no sbt ou na band ??? Não né……na Fox !!!!

  4. ANDERSON RODRIGUES

    CONCORDO com o comentário da Liz Weisner que disse exatamente o que tá acontecendo. A mesma coisa pra FOX Latina, onde a Sky Latina (DIRECTV para países como Argentina, Chile…) também retirou os canais devido a malandragem. Foi assim também com a Oi TV, em que os canais também saíram da grade, mas a Oi TV cedeu à FOX, acrescentou os dois canais “PREMIUM” e tudo normalizou. Resumindo: FOX MERCENÁRIA, quer cobrar o que quer e do modo dela, a Sky não aceitou…

  5. Tomara que os serviços de TV por assinatura fiquem ainda piores e caros, que a briga continue e resulte em fuga de usuários e prejuízos, assim essas empresas mequetrefes ficam sem dinheiro para comprar leis do governo para regular os serviços de streaming.

  6. Breno Eduardo Arcie

    pra quem tá falando merda ae… Fox +e Pro Premium como o nome fala é um pacote sistema PPV que NÂO PODE ser cobrada na mensalidade, só tem quem quer e assina . Cconcordo que pago a tv PAga pra ver conteúdo, não comercial de site de busca de Hotel ( cada 3 comercial 2 deles) ou comercial de sua programação, de carro X , sem parar e repetida … e Promete passar um Evento “PPV” no seu Player de internet e quando vai assistir te obrigam lá Obriga a ter o Tal Pacote + ( ae não aceito e denunciei pro Cade/Direitos do consumidor, Foi anunciado assinates do canal que passa os Eventos lá , Não pode é Ilegal . Se evento passa no Canal X, quem tem o Canal X tem o Direito de assistir no player, mesmo não tendo os outros “básico” deles)
    Fox já foi boa.. mas a $ky sempre foi uma Porcaria que faz tudo pra pro seus canais gRobosat que são uma P0rc@ria Sobre Por-Se

  7. washington pereira da silva

    Boa tarde, acho que a SKY não respeita seus clientes só Visan os lucros, não e a primeira vez que a SKY faz i isso a pouco tempo perdemos os canais 83 TRUTV e o Bumerangue e o que ela fez? Nada ficou por isso mesmo, lesa os clientes ao descumprir o artigo 28 /07 da Anatel um verdadeiro desrespeito não só com os clientes mas com a agência reguladora exisgimos respeito.

  8. Diego Pereira

    Sky…Sem os canais FOX não dá!! Se não der um jeito, estou saindo da SKY, simples assim!!!

  9. Fernando Cintra

    É Sr. Idec Rafael Zanatta, a Fox até pode ter usado a massa dos clientes para pressionar a Sky pagar mais para a emissora, mas se a vontade da maioria dos clientes vai de encontro que é ter o canal de volta, então acho mais do que justo é válido o apelo. Eu apoio #QueroFox.

  10. Não pelos canais, mas acho que é uma guerra contra o Grupo Fox. uma pesquisa rápida monstra que a AT&T é dona da Sky, a mesma que recentemente comprou o Time Warner, este que é dono da CNN, HBO e Warner Brothers, entre outros.
    A Fox foi um dos carros chefe da eleição do Presidente Trump, que no inicio do ano calou a CNN em uma coletiva de imprensa. Não é segredo que eles não gostam do atual governo, e cada falsa notícia a Fox revela a verdade. Somando os números, a guerra buscar secar recursos, fazer com que o inimigo perca território, entre outros. Não somos o Alvo, somos um Efeito Colateral.