Seguro de veículo também pode cobrir residência e eletrodomésticos

Seguradoras limpam a caixa d'água ou consertam computador para que o cliente do seguro do carro tenha a sensação de que o serviço foi usado

São Paulo – Ao contratar um seguro para automóvel, o mínimo que se espera dos serviços são as coberturas básicas como assistência 24 horas e indenização por danos materiais. Afinal de contas, se dar ao luxo de não contratar um seguro é uma jogada perigosa para o patrimônio do proprietário do veículo e para outros motoristas que possam cruzar o seu caminho.

No entanto, a intensidade da concorrência entre seguradoras trouxe, além da competitividade entre os preços, uma série de novas coberturas que pouco têm a ver com o estado físico ou mecânico do automóvel, mas que contribuem, cada vez mais, para o conforto de quem contrata o serviço. 

Hoje em dia, é possível obter coberturas que, além de atentar para o bem estar mecânico do automóvel, cuidam também da saúde do bicho de estimação da família. Um exemplo é o seguro pet, que garante atendimento médico emergencial para cães e gatos pertencentes ao segurado.

Mas não é só isso. Quem diria que ao contratar um seguro para o automóvel o cliente possa garantir que os quadros da sala de estar de sua casa estejam devidamente pendurados? Isso também é possível quando se fala de assistência residencial, outra cobertura que também pode ser contratada em associação ao seguro do veículo. “O pacote pode garantir, por exemplo, a cobertura relativas à lavagem anual de caixas de água, serviços de encanador, eletricista ou desobstrução de calhas”, lista Eduardo Dal Ri, diretor do segmento de automóveis na HDI Seguros.

Há cerca de três anos, a seguradora Liberty começou a oferecer em um mesmo pacote as coberturas para veículos e assistência residencial. Segundo informações da empresa, a intenção, a princípio, era oferecer ao cliente um diferencial. Mas o mercado de seguros de automóveis acabou por acompanhar o movimento.

Na tentativa de fidelizar o cliente, vale tudo. Até mesmo descontos em compras online, por exemplo, fazem parte do pacote de coberturas da Sul América Seguros. A terceira idade também conta com alguns privilégios, como no caso do pacote oferecido pela Porto Seguro, que dá descontos em viagens, academias ou óticas. 


Problemas com o computador? Se você tiver contratado um seguro de automóveis da HDI Seguros, poderá acionar o help desk da empresa e ter disponível técnicos de informática que irão, remotamente, solucionar o problema na máquina.

Um dos fatores que forçaram as seguradoras a ampliarem as opções de coberturas, segundo Dal Ri, foi a intenção de aliviar a sensação de “inutilidade” que os clientes tinham com relação ao seguro convencional, dos automóveis. Muitos clientes expressavam certa sensação de arrependimento por algo que “pagou. mas nunca usou”.  De acordo com estimativas de Dal Ri, apenas 12% dos segurados efetivamente utilizavam as coberturas contra roubo ou acidente, enquanto que de 40 a 50% utiliza, com frequência outras assistências que não estão relacionadas ao automóvel.

Praticamente todas as seguradoras oferecem assistência residencial 24 horas como mais um serviço do seguro para automóveis. Basta que o interessado confira, com a seguradora de sua escolha, qual o pacote de serviços mais adequado para suas necessidades.

Custos

Conforto tem custos, e todo mundo sabe disso. Portanto, é preciso que o consumidor fique muito atento ao pacote de assistência e cobertura, além de observar, com atenção, quais os serviços oferecidos. Seguros que garantam a assistência residencial podem valer, somados ao valor do prêmio do seguro, de 50 a 450 reais, prevê o diretor.

A pedido do site Exame, a HDI Seguros simulou o valor da garantia de seguro em ambas as situações de cobertura. O cálculo, apesar de depender de uma série de variáveis como idade, sexo e estado civil do condutor, considerou a seguinte situação: um Honda Civic, modelo 2010/2011, a ser conduzido por um homem, da faixa etária entre 37 ou 38 anos, casado e que faria uso do veículo exclusivamente para a locomoção diária.

O pacote de seguro completo, que engloba tanto as garantias convencionais, como danos materiais e corporais, como também assistência residencial e para micro computadores, por exemplo, irá custar, à vista, 3.556,82 reais.  Já na segunda situação, a do seguro comum, o valor do seguro é bem mais barato. Custaria, à vista, 2.228,44 reais – o que representa uma diferença de mais de mil reais.