Seguro de imóvel protege escritório de quem trabalha em casa

Cobertura para home office vem dentro da apólice do seguro residencial

São Paulo – Quem exerce atividades profissionais em casa e realiza o chamado “home office” pode contratar uma cobertura de seguro especial para o escritório que fica dentro da residência. Esse tipo de serviço tem o objetivo de proteger bens usados profissionalmente que estejam instalados no imóvel segurado em casos de prejuízos ou danos decorrentes de incêndio, queda de raio, explosão, furtos e roubos.

A Zurich Seguros é uma das seguradoras que oferece esse tipo de produto. João Cardoso, cofundador da corretora de seguros online TaClaro.com explica que o seguro home office da Zurich é contratado dentro do seguro residencial. “Na hora de contratar o seguro residencial, ao preencher os dados sobre o imóvel, existe uma cláusula na qual o cliente pode assinalar se realiza atividades profissionais em casa”, afirma. Pela TaClaro.com é possível fazer a contratação desse serviço pela internet.

Se o cliente quiser essa cobertura adicional, ele deve então informar qual é o tipo de atividade exercida, se é uma oficina de costura, um consultório médico, um estúdio de fotografia ou outros. O valor do seguro então será proporcional à cobertura contratada e ao tipo de atividade. 

“O valor da cobertura varia entre 1% e 2% da proteção. Se a cobertura contratada for de 10.000 reais, a cláusula irá custar entre 100 e 200 reais”, explica Cardoso. Se a atividade for mais propensa a roubos e tiver mais riscos, segundo ele, então o seguro terá mais chances de custar 2% da importância segurada, mas se a atividade for menos arricada, então o valor ficará mais próximo de 1% do valor da cobertura. Sendo que o segurado pode optar por aumentar a importância segurada, aumentando o preço do seguro.

Ao valor da cláusula que inclui a proteção de atividades profissionais adiciona-se então o valor do seguro residencial. Os preços das apólices de seguros residenciais são calculados sobre o custo de reconstrução da casa e o valor real dos bens em seu interior, e não pelo valor do imóvel ou o valor de nota dos objetos. Eles não costumam superar 1% do valor do imóvel. 

Além da Zurich, outras seguradoras, como a SulAmérica, a Porto Seguro e a Tokio Marine também oferecem a cobertura para escritórios em residência.