Rival do Nubank permite sacar dinheiro de conta digital sem taxas

Pag! permite retirar saldo de conta digital com cartão de crédito da marca, isento de anuidade, em qualquer terminal da rede Banco24Horas

São Paulo – De olho na popularidade do Nubank e o lançamento da conta digital do cartão roxo, a nova marca Pag! lança no mercado um cartão de crédito atrelado a uma conta de pagamento digital com um diferencial importante do seu principal rival: a possibilidade de saque do saldo em conta em qualquer terminal da rede Banco24Horas, sem a cobrança de taxas.

É o que diz o CEO da marca, Victor Farias, ao site EXAME. “A Banco24Horas cobra uma taxa do cartão Pag! para realizar o saque. Porém, como atuamos para oferecer serviços gratuitos aos clientes, não cobramos essa taxa. Essa cobrança é atualmente coberta pelo percentual que recebemos quando um cliente utiliza o nosso cartão para realizar uma compra e também com o pagamento de juros“, explica o executivo.

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O saque pode ser feito com o próprio cartão de crédito da marca, que é isento de anuidade, internacional e leva a bandeira Mastercard. Não há um cartão de débito relacionado à conta, por enquanto.

Caso o valor que o cliente retire no terminal seja maior do que ele tem na conta, a diferença será retirada do limite do cartão de crédito, e será cobrado juro de 1,99% ao mês até o fechamento da fatura. “É um tipo de cheque especial”, explica.

Se o valor não for quitado nesse período, passará a ser cobrado sobre ele os juros do crédito rotativo, que no cartão Pag! variam de 5,7% a 9,7% ao mês, conforme o perfil de consumo do cliente. Depois de um mês no rotativo, o cliente ganha a opção de parcelar a fatura em aberto em 12 vezes, pagando a mesma taxa.

O banco Inter, assim como o Pag!, também oferece a possibilidade de saques ilimitados e gratuitos na rede de terminais 24h. Já o Nubank permite atualmente sacar apenas 5% do limite pré-aprovado do cartão de crédito nos caixas, ao custo de 0,38% mais 0,0082% ao dia, limitado a 3% do valor. O cartão Neon dá direito a apenas um saque gratuito por mês. A taxa, a partir do segundo por mês, é de 6,90 reais.

Funcionalidades do cartão

Além de permitir saques, a conta digital Meu Pag! pode ser utilizada para pagamento de contas, emissão de boletos, TEDs, recarga de celular e depósitos por meio de boletos gerados no próprio app, que podem ser pagos em qualquer instituição bancária ou casa lotérica. Em todas as operações não são cobradas tarifas, e não há limite para a isenção, segundo Farias. “Os clientes podem fazer quantas transferências quiser que não será cobrado por isso”.

O app da marca, o Meu Pag! permite visualizar operações e controlá-las em tempo real em uma timeline. É possível receber notificações de compra e saques via SMS e solicitar aumento de limite diretamente no app.

O cartão de crédito da marca ainda não tem um programa de recompensas próprio. Apenas participa do programa da bandeira, o Mastercard Surpreenda.

Farias destaca que a aprovação da emissão do cartão de crédito varia de 24 horas a no máximo dez dias úteis, outro ponto fraco do rival. “O cliente sabe se foi ou não aprovado neste período”, diz Farias. A partir da emissão, o cartão de crédito demora até sete dias úteis para ser entregue.

Questionado sobre qual o valor médio oferecido como limite de crédito do cartão, Farias não quis comentar. “Como temos uma base pequena de clientes, a média não é representativa”. Apesar da inovação, as fintechs são criticadas pelos consumidores por oferecerem um valor como limite de crédito no cartão menor do que o oferecido pelos grandes bancos.

Atualmente é possível solicitar o cartão pelo app, disponível para Android e iOS, preenchendo uma proposta com alguns dados pessoais.

Experiência

Em operação piloto há seis meses, o cartão Pag! pertence ao grupo de serviços financeiros Avista, que opera no mercado há 20 anos, oferecendo produtos com foco em oferecer cartões de crédito para a população de baixa renda. “Ao longo dos últimos anos fomos nos adaptando ao ambiente digital”, conta Giovanni Piana, presidente do Avista. Segundo o executivo, 100 mil cartões da marca já foram emitidos a clientes.

Piana acredita que a experiência traz vantagens para a operação. “Diferente de uma startup, temos experiência com análise de crédito e uma base de dados com 5 milhões de clientes.

A marca pretende rentabilizar a operação dando ao cliente a opção “Pague quanto quiser” nos próximos meses. “Já existem clientes que pedem para contribuir porque se sentem satisfeitos com o serviço”, diz Farias. “No app temos uma funcionalidade que mostra o quanto ele economiza com tarifas bancárias usando o nosso cartão. Todo mês ele saberá quanto economizou, considerando o custo médio de uma conta corrente, e poderá escolher quanto deste valor ele quer pagar pelo serviço a cada mês”, completa Piana.

O próximo passo do grupo é lançar um cartão digital com foco na alta renda e aliado a opções de investimentos. No futuro, o grupo também pretende oferecer empréstimos para clientes do cartão.

Comentários

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  1. Jefferson Barra

    Uso há alguns meses, super funcional e rápida aprovação de cadastro. Recomendo a todos.

  2. Interessante. Vou compartilhar com amigos!