Resgatei uma parte da previdência privada. Como declaro no IR 2018?

Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie você também suas perguntas

Pergunta do leitor: Resgatei uma parte da minha previdência privada e repassei para minha esposa, que declara separadamente. Como devemos informar esses valores no Imposto de Renda 2018?

Resposta de Valdir Amorim*:

O resgate da previdência privada é rendimento tributável e deve ser declarado pelo contribuinte. Se for do tipo PGBL, os valores recebidos devem ser informados na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ”.

Já se o plano era um VGBL, apenas o rendimento deve ser declarado na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.

A parte que você doou para sua esposa deve ser declarada em “Doações Efetuadas” e ela deve declarar em “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, na linha 10.

Veja todos os detalhes sobre como declarar INSS e previdência privada no Imposto de Renda 2018 e como declarar Tesouro Direto e outros investimentos.

*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário da IOB da Sage, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.


O site EXAME vai responder diariamente, entre 1º de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.