Receita deposita nesta 6ª última leva de restituições do ano

Quem teve a declaração de IR 2013 liberada só no sétimo e último lote receberá restituição até hoje

São Paulo – A Receita Federal deposita nesta sexta-feira (20) a segunda parte das restituições do imposto de renda referentes ao sétimo e último lote do Imposto de Renda 2013 e a lotes residuais de anos anteriores.

Desta vez, as restituições foram pagas em duas datas: na segunda-feira, dia 16, e nesta sexta, a fim de incluir também contribuintes que foram liberados da malha fina durante o mês de dezembro.

Quem não recebeu sua restituição na segunda-feira, portanto, pode recebê-la hoje. É importante verificar no site da Receita Federal ou pelo Receitafone 146 se a sua declaração foi liberada, ainda que você não tenha imposto a restituir. Quem não estiver neste lote caiu na malha fina.

As restituições referentes ao exercício de 2013 serão acrescidas da taxa Selic acumulada de maio a dezembro de 5,88%. O valor totaliza 2,6 bilhões de reais e contempla quase 2,2 milhões de contribuintes.

Também estão incluídas nesta leva os lotes residuais referentes aos exercícios de 2012 a 2008, correspondentes aos anos-calendário de 2011 a 2007, respectivamente.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Neste ano, 711.309 declarações com a expectativa de imposto a restituir ficaram retidas na malha fina. Veja o que fazer se este for o seu caso.

Vídeo: Perdi o recibo de declaração anterior, como recuperá-lo?