Receita abre consulta ao sexto lote do Imposto de Renda

Nessa etapa, 1.365.366 contribuintes recebem o pagamento, totalizando o valor, totalizando o valor de R$ 2,1 bilhões

São Paulo – A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (8) a consulta ao sexto lote de restituição do Imposto de Renda 2018. O lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2017. Normalmente, a consulta é aberta uma semana antes do pagamento. Entretanto, em função do feriado de 15 de novembro, a Receita disponibilizou na manhã de hoje.

Nessa etapa, 1.365.366 contribuintes recebem o pagamento, totalizando o valor, totalizando o valor de R$ 2,1 bilhões. O pagamento será realizado dia 18 de novembro.

Para consultar se foi contemplado, o contribuinte deve acessar o site da Receita, o aplicativo ou ligar para o Receitafone, no número 146. 

Se o contribuinte for contemplado no quinto lote, mas não receber o pagamento no dia 15 de outubro, deve contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio dos telefones 4004-0001  (nas capitais),  0800-729-0001  (nas demais localidades)  e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos). 

Nesse caso, o contribuinte poderá agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

O dinheiro da restituição fica disponível no banco durante um ano. Quem não fizer o resgate nesse prazo terá que solicitá-lo novamente no site da Receita, por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no portal e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Retificação

No site da Receita, é possível  acessar  o  extrato  da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pela Receita. Se houver, o contribuinte pode avaliar  as  inconsistências e regularizar sua situação, entregando uma declaração retificadora. É possível retificar a declaração do Imposto de Renda a qualquer momento. Veja como retificar a declaração do Imposto de Renda 2018.