Quero entender o mercado de ações. Por onde começar?

Internauta pergunta quais sites, livros e cursos são indicados para quem está pensando em investir na bolsa

Dúvida do internauta: Gostaria de aprender como funciona o mercado de ações. Quais livros, cursos e sites são recomendados? 

Resposta de Lucas Costa e Fabiano Pessanha*

O mercado de ações tem um grande fluxo de informações porque é dinâmico e exige rapidez na tomada de decisão. Acompanhar esse fluxo acaba se tornando uma barreira para quem deseja começar a investir nesse tipo de aplicação financeira.

Mas existem diversas ferramentas para aumentar o conhecimento sobre esse mercado e amparar decisões, que podem ser encontradas em cursos, palestras, livros, sites e blogs.

Recomendamos o livro “O Investidor Inteligente: um guia prático de como ganhar dinheiro na bolsa”, de Benjamin Graham. Warren Buffet, o maior investidor de ações do mundo, seguiu durante toda a vida os ensinamentos do economista americano.

Já “Os Axiomas de Zurique”,  publicado pelo jornalista americano Max Gunther, relata as orientações de banqueiros suíços para investir na bolsa. São praticamente regras a serem seguidas por quem está começando a desvendar esse mercado.

O site da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercado Financeiro e de Capitais) reúne informações sobre esse tipo de investimento. Na página BM&FBovespa Educacional, o investidor encontrar cursos, palestras e workshops gratuitos oferecidos pela bolsa.

Uma ferramenta para aqueles que têm interesse em aplicar dinheiro em fundos de ações é o comparador de performances e riscos, que auxilia o investidor na escolha desse tipo de aplicação financeira.

Veja no vídeo a seguir se a bolsa vai continuar em baixa por muito tempo

* Lucas Costa, CPA20, é consultor financeiro especializado em investimento na Anbima.

* Fabiano Pessanha é gerente comercial corporativo da Geração Futuro Corretora de Valores e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). Também é responsável pela criação de programas de benefícios e educação financeira em diversas empresas brasileiras.

Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta de especialista? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre aposentadoria para seudinheiro_exame@abril.com.br.