Quanto custa viajar de avião com seu cachorro ou gato

A passagem aérea para o seu animal de estimação pode ser mais cara do que a sua

São Paulo – Vai viajar no Ano Novo e não quer deixar seu cachorro longe de você, assustado com o barulho dos fogos? Então prepare o bolso. A passagem aérea dos bichos de estimação, sejam cães ou gatos, pode custar mais do que a sua.

O mínimo que você vai gastar para ir e voltar de qualquer lugar dentro do Brasil, por qualquer companhia aérea, é 400 reais. Mas esse preço pode ser ainda mais alto, dependendo do tamanho do seu pet. 

EXAME.com consultou as quatro maiores companhias aéreas brasileiras para mostrar quanto custa viajar de avião com seu gato ou cachorro. Confira a seguir:

Avianca

A Avianca transporta cães e gatos apenas na cabine de passageiros, com limite de até três animais por voo e um por viajante. A companhia cobra 200 reais por trecho, com exceção dos cães-guias, cujo transporte é gratuito.

No site da Avianca, você encontra mais informações sobre as exigências da empresa para transportar animais.

Azul

A Azul também transporta os pets apenas na cabine de passageiros, desde que tenham até 5 quilos (contando com a caixa de transporte) e mais de quatro meses. A empresa permite no máximo três animais a bordo e um por cliente.

A companhia cobra uma taxa de 200 reais por voo. Nos voos internacionais, o transporte de animais ainda não é permitido.

Confira no site da Azul mais informações sobre o transporte de pets na cabine.

Gol

Para cães e gatos viajarem dentro da cabine de passageiros, em voos domésticos, a Gol cobra 200 reais por trecho. O animal precisa ter mais de quatro meses e no máximo 10 quilos, incluindo a caixa de transporte.

Para o transportar animais de até 30 quilos no compartimento dianteiro da aeronave, a companhia cobra 90 reais, mais um valor correspondente ao peso do animal, por trecho. A Gol não informou os valores por quilo.

O transporte do cão-guia e cão-ouvinte é gratuito, quando acompanhados de uma pessoa com deficiência visual.

No site da Gol, você pode encontrar mais informações sobre como viajar com animais de estimação.

Latam

O custo para transportar animais no voo varia conforme o peso do pet e da caixa. Para cachorros e gatos pequenos, cujo peso máximo do animal e da gaiola é de 7 quilos, o preço é de 200 reais por trecho em viagens dentro do Brasil, mas pode chegar a 250 dólares em alguns voos internacionais. Você pode carregá-los na cabine.

Para cachorros e gatos grandes, com peso total de até 45 quilos, o valor depende do peso do animal. Dentro do Brasil, os preços variam entre 400 reais e 800 reais por voo. O transporte desses pets é feito exclusivamente com as bagagens.

Os cães-guia e os cachorros de assistência emocional podem viajar na cabine do avião sem qualquer custo. 

No site da Latam, você encontra informações detalhadas sobre o transporte de animais domésticos nos aviões.