Qual o melhor investimento para meus filhos pequenos?

Internauta tem filha de um ano e cinco meses que já ganha algum dinheiro

Pergunta do internauta: Tenho uma filha de 1 ano e 5 meses. O que seria mais indicado pra ela, poupança, previdência, Tesouro Direto, LCI ou LCA ou algum fundo? Além da contribuição dos pais, ela recebe esporadicamente algum dinheiro quando faz trabalho de modelo.

Resposta de Paulo Bittencourt*:

Sua decisão de começar a investir para sua filha é muito sábia. Com um horizonte de investimento de longo prazo você poderá obter um retorno muito expressivo. Além disso, o mais importante é criar desde cedo para sua filha o estímulo e o exemplo de formação de reserva pessoal.

Das modalidades de investimento que você citou as mais indicadas neste contexto seriam: um fundo de previdência com renda variável, a compra via Tesouro Direto de uma NTN-B longa, por exemplo com vencimento em 2045 ou 2050, e um fundo de ações na classe dividendos. Como é possível obter desde já um CPF para ela, o ideal seria que os investimentos sejam feitos em nome dela.

Mesmo pensando no longo prazo é importante haver uma diversificação, ou seja, não seria recomendável investir em somente uma modalidade. Utilizando os ativos que citei como exemplo, uma diversificação interessante seria 30% em NTN-B, 50% em previdência com renda variável e 20% em um fundo de ações de dividendos.

*Paulo Bittencourt é diretor da Apogeo Investimentos, empresa de investimentos voltada para pessoas físicas do grupo Vinci Partners, e tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro.

Perguntas, críticas e observações em relação a esta resposta? Deixe um comentário abaixo!

Envie suas dúvidas sobre planejamento financeiro, crédito e investimentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.