Programas do IR 2008 já estão disponíveis

Prazo para entrega da declaração vai até 30 de abril

Já estão disponíveis para download no site da Receita Federal os programas do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2008 (clique aqui e faça o download). Para prestar contas ao Fisco, o contribuinte deverá baixar em seu computador dois programas: o que será utilizado para preenchimento da declaração e o Receitanet, para envio dos dados à Receita.

O prazo para preenchimento e entrega da declaração vai até 30 de abril. Neste ano, os contribuintes deverão informar o número do recibo da declaração do ano passado, que poderá ser obtido no site da Receita a partir do final desta semana. Também será necessário incluir o CPF ou CNPJ do beneficiário de pagamentos e doações para quem declarar pelo modelo completo. A regra se aplica, por exemplo, a pagamentos a médicos e dentistas. O objetivo da mudança, segundo a Receita, é evitar fraudes.

Devem declarar todos os contribuintes que receberam, em 2007, rendimentos tributáveis superiores a 15.764,28 reais. Como nos anos anteriores, o contribuinte poderá optar pela declaração simplificada ou completa. A dedução por dependente será de 1.584,60 reais.