Preço do aluguel sobe pelo nono mês seguido em agosto

Nos últimos 12 meses, os preços de locação acumularam alta de 1,44%, segundo o Índice FipeZap, enquanto a inflação subiu 4,19% no mesmo período

São Paulo – O preço do aluguel de imóveis teve uma leve alta pelo nono mês seguido em agosto, segundo o Índice FipeZap. O indicador acompanha o preço médio de imóveis anunciados para alugar em 15 cidades brasileiras.

Em agosto, a variação média ficou em 0,08%, acima na inflação medida pelo IPCA no mesmo período, de -0,09%. 

No ano, o preço médio de locação acumulou alta de 2,07%. Já nos últimos 12 meses, o avanço acumulado foi de 1,44%, enquanto a inflação acumulada no mesmo período foi de 4,19%.

Isso significa que, considerando a inflação, o preço médio dos imóveis sofreu uma queda real nos últimos 12 meses. Por isso, locatários têm poder de barganha para negociar preço na hora de fechar contrato ou reajustar o aluguel.

Preço por cidade

Em agosto, 9 das 15 cidades monitoradas pelo Índice FipeZap acompanharam o movimento de alta no preço médio do aluguel residencial, com destaque para as variações observadas em Curitiba (1,87%), São Bernardo do Campo (1,60%) e Santos (0,67%).

Já entre as cidades que registraram queda nos preços de locação residencial no período, vale citar Fortaleza (-1,05%), Goiânia (-0,90%) e Rio de Janeiro (-0,62%).