Preciso declarar minhas dívidas no imposto de renda?

Internauta possui duas dívidas e pergunta se deve declará-las no imposto de renda

Dúvida do internauta: Tenho dois empréstimos consignados, um em um grande banco e outro em um banco cooperado ao qual sou associada. É necessário declarar essas dívidas no imposto de renda

Resposta de Rogério Kita*:

A dívidas assumidas devem ser declaradas se o seu valor for superior a 5 mil reais em 31 de dezembro de 2012.

Elas devem ser declaradas na ficha “Dívidas e Ônus Reais”, no código 12 – Sociedades de crédito, financiamento e investimento. É preciso informar os dados dos credores, o saldo zero em 31/12/2011 e o saldo devedor em 31/12/2012.

Todas as dívidas e ônus devem ser informadas na declaração, já que a Receita Federal irá avaliar a evolução patrimonial do contribuinte comparando os pagamentos efetuados com os rendimentos obtidos em 2012. É bem comum os contribuintes caírem no erro de informar as aquisições dos bens e esquecer de informar o montante de suas dívidas.

Vale ressaltar que até mesmo os saldos negativos em conta corrente devem ser declarados como dívidas. Eles devem ser declarados também na ficha “Dívidas e Ônus Reais”, mas na linha 11 – Estabelecimento bancário comercial.

*Rogério Massami Kita é contador e professor universitário, sócio diretor da NK Contabilidade, mestre em administração de empresas pela Universidade Metodista do Estado de São Paulo- UNIMES, Especialista em Controladoria e Tributos pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie e graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo – FACESP/FECAP.

Dúvidas, observações ou críticas sobre a resposta acima? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre imposto de renda para seudinheiro_exame@abril.com.br. As perguntas selecionadas serão respondidas por especialistas.