Financiamento de imóvel é dedutível do imposto de renda?

Internauta pergunta se lei que permite abatimento de aluguel e financiamento imobiliário do imposto de renda já está em vigor

Dúvida do internauta: Comprei um apartamento financiado neste ano e gostaria de saber se consigo abater as parcelas pagas na declaração de imposto de renda. Encontrei algumas notícias sobre uma Lei do Senado (Projeto de Lei do Senado 316/2007) que permite abater até 20 mil reais, mas não ficou muito claro se essa Lei entrou em vigor ou não.

Resposta de Rodrigo Paixão*:

Infelizmente, não é possível deduzir do imposto de renda tais despesas..

O projeto de Lei acima citado diz respeito à dedução das despesas com aluguel ou financiamento do único imóvel do contribuinte limitado a 20 mil reais por ano.

Dentre as informações divulgadas sobre este projeto, tem-se que, apesar de aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais, o projeto de Lei ainda deverá ser examinado pela Comissão de Assuntos Econômicos antes de sua final aprovação.

*Rodrigo Paixão é coordenador de Imposto de Renda de Pessoa Física na H&R Block Brasil. A H&R Block é líder mundial no preparo de declaração de Imposto de Renda, com atuação nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Índia e Brasil.

Dúvidas, observações ou críticas sobre a resposta acima? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre imposto de renda para seudinheiro_exame@abril.com.br.