Peça gratuita aborda educação financeira para crianças e jovens em SP

A primeira apresentação é nesta sexta-feira (12), na Fábrica de Cultura Sapopemba. Outras 40 apresentações já estão programadas

São Paulo — Estreia nesta sexta-feira (12), em São Paulo, o espetáculo teatral “Um Presente para Ramiro”. A peça é uma iniciativa do programa Finanças Práticas, da Visa, e tem objetivo de introduzir conceitos básicos de educação financeira para crianças e jovens de 12 a 14 anos.

Entre os conceitos abordados, está como elaborar um orçamento, poupar e planejar para alcançar um objetivo. “Um Presente para Ramiro” está em temporada gratuita com circulação pelos CEUs e Fábricas de Cultura de São Paulo.

A primeira apresentação é nesta sexta-feira (12), na Fábrica de Cultura Sapopemba. Outras 40 apresentações já estão programadas. A agenda pode ser vista no site da peça. Escolas públicas e outras instituições interessadas em receber as apresentações podem entrar em contato também através da página do espetáculo na internet.

A trama narra as descobertas de Ramiro em seu aniversário de 12 anos. Na véspera desse dia, seu avô Miguel, que diz ter poderes especiais, entra nos sonhos do neto para descobrir quais são os desejos dele. Depois de perceber que o garoto não aceita ficar sem presentes caros, o avô decide ensiná-lo sobre o valor das coisas.

Com a ajuda da prima Valentina e de Fortuna, um cofre em forma de um porquinho falante, o avô propõe uma viagem ao passado para apresentar a Ramiro os sonhos e a história de seus pais. A proposta é mostrar o conflito entre o querer e o não poder – presente na realidade de muitas famílias brasileiras – e as possíveis saídas éticas para essa questão.

Segundo os organizadores, a encenação evidencia a importância do valor real das coisas e não a importância de ter o que é caro, o que está na moda, o que dá status. Trata, ainda, de importantes valores familiares.

“Investimos na produção da peça teatral por compartilhar da opinião de que, com uma melhor organização e planejamento de suas finanças, todos podem alcançar seus sonhos de uma maneira responsável”, afirma Sabrina Sciama, diretora de comunicação da Visa.

“As crianças têm um forte poder de influência dentro de sua casa e podem levar toda a família a adotar fundamentos aprendidos, como fazer um
orçamento e poupar. Na Visa, acreditamos que consumidores mais conscientes tomam melhores decisões financeiras, que impactam a vida de toda a sua comunidade”, completa a executiva.

Segundo Sabrina, as ações da Visa para estimular a educação financeira têm dado resultado. “Fizemos em 2009 nossa primeira peça para crianças e foi um sucesso. Depois, fizemos mais uma para empreendedores que também nos surpreendeu positivamente. Nós notamos que as pessoas buscam o espetáculo porque querem receber informação de qualidade de forma lúdica.”

A Visa apoia a inclusão da educação financeira no currículo das escolas públicas, segundo Sabrina, de uma forma multidisciplinar. “Isso é muito importante. Os brasileiros têm uma cultura de não falar sobre dinheiro à mesa, é algo feio, deselegante. Deveria ser o oposto.”