Os melhores bancos para investir em 2018, segundo a FGV

Prêmio da FGV em parceria com a Fractal Consult mostra os melhores bancos para investir em renda fixa, fundos e ações, entre outras aplicações

São Paulo – Pelo quarto ano consecutivo, o Santander levou o prêmio Melhor Banco para Investir (MBI), realizado pelo Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com a Fractal Consult. A Caixa ficou em segundo lugar no ranking, direcionado para pessoas físicas.  

Neste ano, pela primeira vez, o prêmio também elegeu o banco com a melhor plataforma digital para o varejo seletivo, o BTG Pactual, e o banco com a melhor plataforma digital para o varejo, a XP Investimentos.

Nove instituições participaram da última edição da premiação: Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa, Credit Suisse, Itaú, J Safra, Santander e XP.

Para definir os vencedores, a comissão julgadora do prêmio avalia quais instituições oferecem os melhores serviços de investimentos em seis categorias: ações; fundos multimercados; money market; renda fixa; varejo; e varejo seletivo.

A categoria money market se refere aos fundos de investimento de curto prazo e aos fundos simples. Na categoria varejo, se enquadram os fundos que possuem clientes com menor poder aquisitivo.

Na categoria varejo seletivo, são analisados os fundos voltados a clientes que estão acima do segmento varejo, mas ainda não são incluídos no segmento private, como seria o caso dos clientes Santander Van Gogh e Bradesco Prime, por exemplo.

Para chegar às notas de cada categoria, a pesquisa leva em conta fatores como desempenho dos fundos, taxa de administração, valor mínimo para investir, número de reclamações registradas pelo Banco Central e custo dos pacotes bancários.

A Fractal Consult também realiza uma pesquisa diretamente com os clientes dos bancos para avaliar a qualidade do atendimento.

Veja a seguir o resultado geral da premiação:

Colocação Instituição Média final
Santander 8,05
Caixa 7,64
Bradesco 7,55

Confira os bancos vencedores de cada categoria:

Ações

Colocação Instituição Média final
Caixa 9,10
Bradesco 8,2
Banco do Brasil 7,92

Multimercado

Colocação Instituição Média final
Bradesco 9,6
Banco do Brasil 8,0
Santander 7,16

Money Market

Colocação Instituição Média final
Santander 9,70
Caixa 7,90
Bradesco 7,86

Renda Fixa

Colocação Instituição Média final
Caixa 9,44
Santander 9,26
Itaú 7,70

Varejo

Colocação Instituição Média final
Bradesco 8,87
Santander 7,72
Caixa 7,62

Varejo Seletivo

Colocação Instituição Média final
Banco do Brasil 8,68
Santander 7,75
Caixa 7,57