Os melhores apps para controlar seu dinheiro, segundo a Proteste

Os critérios adotados foram funcionalidades do app, experiência do usuário e segurança. Confira o ranking

São Paulo – A associação de consumidores Proteste testou sete aplicativos gratuitos para controlar o orçamento e elegeu o Guia Bolso como o melhor. Em segundo e terceiro lugar, ficaram o Planejei e o Minhas Economias, respectivamente.

Os critérios adotados foram funcionalidades do app, experiência do usuário e segurança. A Proteste deu uma nota de 1 a 5 para cada item.

A associação observa que a maioria dos aplicativos gratuitos analisados exige que os lançamentos das despesas e receitas sejam feitos de forma manual, o que, embora seja mais seguro, exige uma disciplina maior dos usuários.

Os aplicativos Guia Bolso, Planejei e Simplifica permitem uma migração automática dos lançamentos da conta corrente direto para o aplicativo. Porém, para isso, é necessário que o usuário forneça a senha de acesso ao internet banking para o app.

“Acreditamos que, apesar dos usuários desses aplicativos estarem mais vulneráveis, esse não deve ser um critério para deixar de usar apps que oferecem uma funcionalidade muito útil”, diz a associação.

Os sete apps testados oferecem funcionalidades como: lançamento de receitas, despesas e transferências; classificação por tipo de gastos; notificações para pagamento de contas; e planejamento de metas a curto, médio e longo prazo.

Confira a seguir as notas dos sete aplicativos de controle financeiro testados pela Proteste:

Aplicativo Nota final Funcionalidades Experiência do usuário Segurança
1. Guia Bolso 4 4 5 3
2. Planejei 4 3 5 3
3. Minhas Economias 4 2 3 4
4. Mobills 4 3 4 4
5. Organizze 4 2 4 5
6. Meu Dinheiro 3 2 3 4
7. Simplifica 3 3 2 4