10 livros para fazer as pazes com o dinheiro

A literatura mostra como fazer as pazes com seu rendimento mensal, como eliminar as dívidas e fazer sua poupança render mais

São Paulo – As dívidas podem ser verdadeiros becos sem saída. Ainda mais se você pega dinheiro emprestado em um banco para tapar o buraco do outro, refinancia o valor do carro, tem empréstimo consignado e contas atrasadas. Agora que a marolinha virou tsunami, a ordem é quitar as dívidas e sair do vermelho. Há diversos livros para ajudar você a sair do sufoco de forma planejada, sem desespero. Depois de solucionado o problema, você pode pensar em poupar para comprar um carro melhor, investir em um curso ou até mesmo trocar de emprego.

Confira a seguir as indicações dos livros selecionados:

Quem é você?

O consultor Jordan Goodman enquadra as pessoas em seis perfis financeiros: o grande apostador, que sonha com a sorte grande; o esquilo, que economiza para os tempos de dificuldade; o avestruz, que sobrevive enterrando a cabeça na areia; o batalhador, um ambicioso; o comodista, que poderia ser muito mais próspero; e o endividado, que não requer apresentações. Além de casos reais, há testes para descobrir qual é o seu perfil.

Descubra sua Personalidade Financeira – Jordan E. Goodman (BestSeller)

Guia prático

De forma simples e muito clara, o autor, Maurício Galhardo, mostra como as pessoas vão se enrolando no crediário, no cartão de crédito e em outros financiamentos. Maurício elaborou planilhas de fácil entendimento, que são uma boa estratégia para ajudá-lo a sair do vermelho (leia entrevista com o autor no final desta reportagem).

Finanças Pessoais – Uma Questão de Qualidade de Vida – Maurício Galhardo (Totalidade)


Sem medo de ser feliz

Gustavo Cerbasi, consultor e colunista da Você S/A, mostra neste livro sua preocupação com a educação financeira do brasileiro. Seu objetivo não é dar as melhores dicas do mercado financeiro, mas mostrar que, com as carreiras cada vez mais curtas e a vida cada vez mais longa, buscar a independência financeira é uma questão de sobrevivência.

Investimentos Inteligentes – Gustavo Cerbasi (Thomas Nelson Brasil)

Missão possível

A jornalista Denise Campos de Toledo, com longa experiência no tema finanças, dá dicas para sair do vermelho e vai além: ela alerta sobre a necessidade de gerar sobras para começar uma poupança e assim buscar o crescimento do seu patrimônio. No livro, ela dá dicas também de investimentos.

Assuma o Controle das suas Finanças – Denise Campos de Toledo (Gente)

Suas dívidas no divã

Márcia Tolotti é psicanalista e investiga os comportamentos e as influências externas que podem ser a causa da ruína financeira. Entre eles, a inveja, o desejo de status e a atração pelo risco. “Correr riscos faz parte das emoções preferidas do ser humano porque libera adrenalina”, diz. Márcia explica que é preciso conhecer a tolerância que cada um tem ao risco. Fica o recado para os devedores.

As Armadilhas do Consumo – Márcia Tolotti (Campus/Elsevier)

A rede a seu favor

O livro traz 101 sites de finanças recomendados pelo autor. Tem de tudo um pouco: sites que ajudam na administração do tempo, no planejamento orçamentário, simuladores e até análise de gráficos para os investidores. Todos divididos em categoria, com descrição do conteúdo e seus destaques.

SuasFinanças.com – Marcelo Junqueira Angulo (Campus/Elsevier)


Dinheiro não é mato!

Dinheiro não dá em árvore. Que pena! Mas o autor é planejador financeiro e ensina como cultivá-lo e como se relacionar com ele, a partir de metas definidas. Há um capítulo sobre planejamento financeiro, com testes, planilhas e casos reais. E mostra os principais investimentos do mercado financeiro.

A Árvore do Dinheiro – Jurandir Sell Macedo Jr. (Campus/Elsevier)

Gastando menos

Aprenda a gastar bem sua grana em situações comuns: viagens, liquidações e sites de consumo. Há dicas de como manter as rédeas do orçamento e de como ser feliz gastando pouco.

O Guia das Garotas para Gastar (Bem) seu Dinheiro – Laura Brady (Marco Zero)

Adeus, tricô!

As autoras acompanham de perto os caminhos econômicos e pelo menos uma delas é ex-devedora. O livro mostra a importância de planejar a vida no futuro enquanto se está na ativa — como agir para ter recursos e investir.

Aposentada Ficava a sua Avó – Mara Luquet e Andrea Assef (Saraiva/Letras & Lucros)

Elas vão longe

Debra Condren, Ph.D em psicologia, ensina como valorizar a vida profissional e mostra como você deve usar a ambição de maneira favorável para crescer no trabalho e ganhar mais.

Mulheres Ambiciosas Ganham Mais – Debra Condren (Gente)