Os carros que menos perdem valor após um ano de uso

Veja quais carros menos perdem valor depois de um ano, segundo o Selo Maior Valor de Revenda 2018

São Paulo – Basta sair da concessionária para um carro zero quilômetro perder muito valor? Nem sempre. Um exemplo é o Jeep Compass. O modelo registrou uma depreciação de 7,3% após um ano de uso, o que levou o modelo a ser o campeão do Selo Maior Valor de Revenda 2018, da Agência AutoInforme.

É a quinta edição da premiação e o 14º ano no qual a Autoinforme realiza o estudo de depreciação dos veículos. O Jeep Compass desbancou o reinado do Honda HR-V, que vinha se mantendo no topo do ranking desde 2016.

O nível de desvalorização do veículo pode ser um dos critérios para escolher qual modelo comprar, já que ele mostra se será fácil revender o carro e se o proprietário vai ter muito prejuízo caso resolva passar o veículo adiante.

O estudo da AutoInforme mostra a depreciação dos veículos comparando o preço médio anunciado para venda do modelo zero-quilômetro em agosto de 2017 e o preço médio de anúncio do mesmo carro em agosto de 2018, após um ano de uso. Os valores são retirados da Tabela Molicar, que mostra a média dos preços de venda praticados no mercado, e não os valores de tabela das montadoras.

Foram incluídos no ranking 115 veículos que estão entre os mais vendidos do Brasil. Os carros que tiveram grandes modificações no período foram excluídos do estudo para que a comparação não comprometesse o resultado.

Veja abaixo os carros que ficaram nas 19 primeiras posições do Selo Maior Valor de Revenda 2018:

1) Jeep Compass

jeep-compass-trailhawk-carro-motor-vip

 (Divulgação/Reprodução)

Desvalorização em um ano: -7,3%

2) Chevrolet Prisma

Novo Chevrolet Prisma

 (GM Chevrolet/Divulgação)

Desvalorização em um ano: -7,8%

3) Honda City

34 - City City

City (Sala de imprensa Honda/Divulgação)

Desvalorização em um ano: – 8,3%

4) Renault Kwid

Renault Kwid Renault Kwid

Renault Kwid (Renault/Reprodução)

Desvalorização em um ano: -8,4%

5) Peugeot 3008

Peugeot 3008 Peugeot 3008

Peugeot 3008 (Peugeot/Divulgação)

Desvalorização em um ano: – 8,7%

6) Hyundai Creta

Hyundai Creta Sport 2018

 (Hyundai/Divulgação)

Desvalorização em um ano: – 8,9%

7) Ford Ka

Ford Ka Freestyle Ford Ka Freestyle

Ford Ka Freestyle (Ford/Divulgação)

Desvalorização em um ano: – 9%

8) Toyota Etios

Toyota Etios Sedan Toyota Etios Sedan

Toyota Etios Sedan (Toyota/Divulgação)

Desvalorização em um ano: – 9,2%

9) BMW X1

BMW X1

 (reprodução/Divulgação)

Desvalorização em um ano: – 9,3%

10) Chevrolet Ônix

Chevrolet Onix 2015 Chevrolet Onix

Chevrolet Onix (Chevrolet/Divulgação)

Desvalorização em um ano: – 9,3%

11) Ford Ka+

Ford Ka+ SE Ford Ka+ SE

Ford Ka+ SE (Leo Sposito/Quatro Rodas)

Desvalorização em um ano: -9,4%

12) Honda HR-V

Honda HR-V Honda HR-V

Honda HR-V (Honda/Divulgação)

Desvalorização em um ano: – 9,5%

13) Hyundai HB20s

 (Divulgação/Divulgação)

Desvalorização em um ano: -9,5%

14) Toyota Etios

15 - Etios Sedan Etios Sedan

Etios Sedan (Toyota/Divulgação)

Desvalorização em um ano: – 9,5%

15) Honda WR-V

Honda WR-V

 (Honda/Divulgação)

Desvalorização em um ano: – 9,8%

16) Nissan Versa

23 - Versa Versa

Versa (Nissan/Divulgação)

Desvalorização em um ano: – 9,8%

17) Nissan Kicks

Nissan Kicks Nissan Kicks

Nissan Kicks (Nissan/Divulgação)

Desvalorização em um ano: -9,9%

18) Volkswagen Up!

Volkswagen UP!

Volkswagen UP! (Volkswagen UP!/Divulgação)

Desvalorização em um ano: -9,9%

19) Toyota Corolla

Corolla Xei Corolla Xei

Corolla Xei (Toyota/Divulgação)

Desvalorização em um ano: – 10%

Por que o carro desvaloriza

A depreciação do carro costuma variar basicamente em função da demanda e da oferta. Quanto mais procurado é um veículo, menos valor ele perde ao longo do tempo. Por isso, os modelos que menos se depreciam costumam ser os mais populares, já que são revendidos com mais facilidade.

Mas nem sempre isso é uma regra. Alguns modelos mais sofisticados também podem aparecer entre os menos depreciados por questões pontuais. Por exemplo, um produto pode ter alta demanda no mercado, mas oferta reduzida. Isso mantém seu preço de revenda mais próximo ao valor pago inicialmente.

A demanda por um determinado modelo ainda depende de outros fatores, como o tamanho do carro, a marca, rede de revendedores, cuidados da marca no pós-vendas, segmento e aceitação dos consumidores.