Os carros mais fáceis e baratos para consertar em 2018

Veja quais foram os carros que registraram o menor custo para conserto em caso de batida leve no ano, de acordo com o Cesvi

São Paulo – O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) analisou a relação entre custo e facilidade de reparo de 31 carros ao longo de 2018.

Para chegar ao índice de reparabilidade, o Cesvi testa como cada modelo reage a uma batida leve. Colisões deste tipo correspondem a 75% das ocorrências registradas nas grandes cidades. O indicador varia de 10 a 60. Quanto menor a nota, mais fácil e barato é o conserto do carro.

Carros mais fáceis e baratos para consertar permitem ao comprador economizar com o seguro do automóvel, por exemplo, já que custos com reparos pesam no preço da proteção.

Os carros foram analisados por solicitações das próprias montadoras. O estudo contempla veículos fabricados no Brasil, Mercosul e também importados. Estão excluídos modelos fora de linha de produção, esportivos fora-de-série, picapes e utilitários com peso superior a 2,3 kg. A atualização do ranking é feita mensalmente.

 

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Foram analisados hatches sub-compactos, hatches compactos, hatches compactos off-road, minivans compactas, picapes compactas cabine simples, picapes compactas cabine dupla, sedans compactos, sedans médios, SWs compactas, utilitários esportivos e utilitários esportivos off-road.

Os modelos analisados foram: Volkswagen Novo Polo, Volkswagen Novo Fox, Toyota Etios Hatch, Citroën Novo C3 Hatch, Renault Sandero, Volkswagen Novo Gol, Chery Celer Hatch, Chevrolet Onix Joy, Peugeot 208, Ford New Fiesta Hatch, Fiat Novo Uno, Fiat Novo Palio, Volkswagen UP!, Chery QQ, Volkswagen Cross UP!, Citroën Aircross, Volkswagen Nova Saveiro, Volkswagen Saveiro CD, Volkswagen Virtus, Toyota Etios Sedan, Chery Celer Sedan 14, Volkswagen Novo Voyage, Chevrolet Prisma Joy, Fiat Grand Siena, Citroën C4 Lounge, Volkswagen Spacefox, Ford Ecosport, Peugeot 2008, Chery Tiggo 2, Jeep Renegade e Suzuki Jimny.

Em algumas categorias, como hatch compacto off-road, minivan compacta, picape compacta cabine simples, picape compacta cabine dupla, sedan médio, SW compacta e utilitário esportivo off-road, apenas um veículo participou da avaliação. Isso acontece porque alguns modelos passaram por facelift e segundo as regras do RCAR (Research Council for Automobile Repairs) eles têm de ser reavaliados. Categorias com apenas um modelo e índice maior do que 30 foram retiradas da matéria por falta de base de comparação.

Confira nas fotos a seguir os modelos que receberam as melhores notas em 2018 em cada categoria, segundo o Cesvi:

Hatch sub-compacto

Volkswagen UP!

Novo Volkswagen Up! Novo Volkswagen Up!

Novo Volkswagen Up! (Volkswagen/Divulgação)

Índice: 10

Hatch compacto

Volkswagen Polo

Volkswagen Polo High 200 TSI Volkswagen Polo High 200 TSI

Volkswagen Polo High 200 TSI (Volkswagen/Divulgação)

Índice: 10

Volkswagen Novo Fox

Volkswagen Fox Volkswagen Fox

Volkswagen Fox (Volkswagen/Divulgação)

Índice: 16

Toyota Etios Hatch

11 - Etios HB 11 – Etios HB

11 – Etios HB (Assessoria de imprensa da Toyota/Divulgação)

Índice: 17

Citroën Novo C3 Hatch

Citroen C3 Hatch Citroen C3 Hatch

Citroen C3 Hatch (Citroen/Divulgação)

Índice: 18

Hatch compacto off-road

Volkswagen Cross-UP!

Volkswagen Cross UP! Volkswagen Cross UP!

Volkswagen Cross UP! (Volkswagen/Divulgação)

Índice: 10

Picape compacta cabine simples

Volkswagen Nova Saveiro CS

Saveiro Robust Cabine Simples Saveiro Robust Cabine Simples

Saveiro Robust Cabine Simples (Volkswagen/Divulgação)

Índice: 24

Pícape compacta cabine dupla

Volkswagen Nova Saveiro CD

Volkswagen Nova Saveiro Volkswagen Nova Saveiro

Volkswagen Nova Saveiro (Volkswagen/Divulgação)

Índice: 25

Sedan compacto

Volkswagen Virtus

Volkswagen Virtus Volkswagen Virtus

Volkswagen Virtus (Volkswagen/Divulgação)

Índice: 10

Toyota Etios Sedan

15 - Etios Sedan 15 – Etios Sedan

15 – Etios Sedan (Toyota/Divulgação)

Índice: 15

SW compacto

Volkswagen Spacefox

Volkswagen Spacefox

Volkswagen Spacefox (Volkswagen/Divulgação)

Índice: 17

Utilitário esportivo

Ford Ecosport

EcoSport-Titanium

 (Ford/Divulgação)

Índice: 36

Metodologia

Os veículos de uma mesma categoria passam por testes de impacto em baixa velocidade (15 km/h), nos quais há colisão da dianteira esquerda e da traseira direita.

Depois da batida, o carro é levado a uma oficina, onde são analisados os danos, o tempo e o custo do reparo, além dos preços das peças que terão de ser substituídas.

O conserto do impacto dianteiro tem 60% de peso no índice, enquanto a batida traseira representa 25%. O custo de uma cesta com 15 peças que costumam ser mais danificadas e o valor da mão de obra equivalem a 15% do cálculo.

Veja o ranking completo e atualizado aqui.