Os bancos com mais reclamações, segundo BC

O índice de reclamação leva em consideração a quantidade de reclamações procedentes recebidas por cada instituição em proporção à sua quantidade de clientes

São Paulo – O Santander e o Bradesco lideram a lista dos bancos com os maiores índices de reclamações no quarto trimestre, consideradas as cinco maiores instituições financeiras do país (Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Banco do Brasil e Santander). O ranking é divulgado trimestralmente pelo Banco Central.

O Santander registrou um índice de 22,94 e, o Bradesco, de 19,36. Os dois principais bancos públicos do país – o BB e a Caixa – vêm logo depois, com 19,06 pontos e 17,19 pontos, respectivamente. São seguidos pelo Itaú, com 16,85.

O índice de reclamação é calculado pelo BC e leva em consideração a quantidade de reclamações procedentes recebidas por cada instituição em proporção à sua quantidade de clientes (o número de reclamações é multiplicado por 1.000.000 e dividido pelo total de clientes).

O líder de reclamações no quarto trimestre entre as instituições de grande porte (aquelas com mais 4 milhões de clientes) continua a ser o Banco Pan, cujo índice de reclamações no trimestre foi de 126,47 pontos, de acordo com o BC.

Em posicionamento enviado a EXAME, o banco Pan afirmou que tem tomado medidas concretas para melhorar e modernizar produtos, processos e a qualidade do atendimento ao consumidor. Disse ainda que foi pioneiro entre os bancos na criação do serviço “Não Me Ligue” e na mobilização do setor para a Autorregulação do Crédito Consignado, implementada pela Febraban e ABBC em janeiro deste ano para redução do número de reclamações.

Bancos pequenos mais reclamados

Entre os bancos e financeiras de porte menor – com menos de 4 milhões de clientes -, o ranking continua a ser liderado pela Facta Financeira, com um índice de reclamações de 1.310,55, seguida pelo conglomerado banco Continental (998,61) e pelo banco Safra (629,65).

Os principais motivos de reclamações foram: oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada e irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito e crédito. 

Veja abaixo as 10 instituições financeiras mais reclamadas no terceiro quarto, por porte, de acordo com o BC:

Bancos e financeiras grandes (mais de 4 milhões de clientes)

Instituição Índice de reclamações Reclamações procedentes Total de clientes
Pan 126,47 564 4.459.480
BMG 68,66 326 4.747.780
Banrisul 23,30 115 4.935.064
Santander 22,94 1.085 47.281.933
Bradesco
19,36
1.910 98.653.100
Banco do Brasil 19,06 1.267 66.464.386
Caixa 17,19 1.637 95.191.144
Itaú 16,85 1.377 81.684.646
Votorantim 9,50 70 7.364.173
Banco CSF 7,73 56 7.235.478

Bancos e financeiras pequenas (menos de 4 milhões de clientes)

Índice de reclamações Reclamações procedentes Total de clientes
Facta Financeira 1.310,55 114 86.986
Continental 998,61 62 62.086
Safra 629,65 1.573 2.498.174
Industrial do Brasil 336,21 21 62.460
BNP Paribas 151,13 478 3.162.634
Modal 150,15 65 432.873
Inter 123,55 489 3.957.845
Original 111,92 221 2.421.171
Banco A.J. Renner 88,73 19 214.113
Agibank 84,98 103 1.211.977