Os bancos com mais reclamações em outubro, segundo o BC

BMG continua sendo o mais reclamado entre os grandes e BICBANCO segue liderando as reclamações entre os médios

São Paulo – Em outubro, o BMG novamente liderou as queixas entre os bancos grandes, com mais de dois milhões de clientes, segundo o ranking mensal das instituições financeiras mais reclamadas do Banco Central (BC).

O conglomerado BIC (que representa o BICBANCO) também liderou, pelo quarto mês consecutivo, as queixas entre os bancos médios, com menos de dois milhões de clientes.

Dentre os bancos grandes, o segundo mais reclamado foi o HSBC, que estava em quinto lugar entre os bancos mais reclamados de setembro O Santander, que estava na segunda posição em agosto, caiu para a terceira posição. O Banrisul permaneceu no quarto lugar e a Caixa, que não estava entre os cinco mais reclamados de setembro aparece na quinta posição. 

Já entre os bancos médios, o Daycoval passou da quarta para a segunda posição, o BNP Paribas saiu do segundo para o terceiro lugar em outubro. O J. Malucelli passou da terceira à quarta posição e o Conglomerado BRB (que inclui o BRB Banco de Brasília e o BRB Crédito Financiamento e Investimento), que não estava entre os cinco mais reclamados, passou a ocupar o quinto lugar.

Metodologia

Para elaborar o ranking, o BC recebe as queixas dos clientes e analisa se houve descumprimento das normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). Dessa forma, a lista considera apenas as reclamações procedentes.

O número de reclamações é dividido pelo número de clientes da instituição financeira e multiplicado por 1.000.000. O índice mostra, portanto, o número de reclamações de cada instituição financeira para cada grupo de um milhão de clientes.

Assim, evita-se que alguns bancos apareçam sempre no topo do ranking por causa do maior número de clientes.

O acesso ao ranking é feito pelo site do Banco Central.

Veja a seguir os resultados da lista dos bancos mais reclamados de outubro:

Bancos grandes – mais de dois milhões de clientes

As principais queixas entre os bancos grandes foram sobre operações de crédito consignado, como a restrição à realização de portabilidade e liquidação antecipada e sobre problemas de segurança na realização de transações. 

Abaixo de cada tabela estão relacionados os tipos de reclamação mais recorrentes:

1º Lugar: BMG**

Reclamações procedentes 146
Número de clientes 2.220.521
Índice* 65,75

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

**Trata-se do Conglomerado BMG, que inclui Banco BMG S.A, Banco Cifra S A, BCV Banco de Crédito e Varejo S A e Cifra S.A Crédito Financiamento e Investimento

Principais reclamações (em ordem decrescente): Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado por recusa injustificada; irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito consignado; e concessão de crédito consignado sem a formalização do título adequado.

2º Lugar: HSBC**

Reclamações procedentes 122
Número de clientes 10.023.796
Índice* 12,17

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

**Trata-se do Conglomerado HSBC, que inclui HSBC Finance Brasil Banco Múltiplo e HSBC Bank Brasil Banco Múltiplo.

Principais reclamações (em ordem decrescente): Irregularidades na prestação de serviços relativos à conta-salário; irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços; e oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada.

3º Lugar: Santander**

Reclamações procedentes 355
Número de clientes 31.146.706
Índice* 11,39

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

**Trata-se do Conglomerado Santander, que inclui a Aymore Crédito Financiamento e Investimentos S.A, o Banco Santander Brasil e a Companhia de Crédito Financiamento e Investimento RCI Brasil.

Principais reclamações (em ordem decrescente): Débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente; irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços; e concessão de crédito (excesso consignado) sem a formalização do título adequado.

4º lugar: Banrisul

Reclamações procedentes 36
Número de clientes 3.826.563
Índice* 9,37

 

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

 

Principais reclamações (em ordem decrescente): Restrição à portabilidade de operações de crédito consignado por recusa injustificada; irregularidades na prestação de serviços relativos à conta-salário; oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada

5º Lugar: Caixa Econômica Federal

Reclamações procedentes 572
Número de clientes 73.979.712  
Índice* 7,73

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

Principais reclamações (em ordem decrescente): Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços; débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente; e descumprimento de prazo de bloqueio ou de prazo de devolução de cheque.

Bancos médios – menos de dois milhões de clientes

Os bancos médios costumam atuar no fornecimento de crédito a pequenas e médias empresas, na concessão de crédito consignado e em financiamentos de carros.

As principais reclamações sobre os bancos médios foram relacionadas às operações de crédito consignado. As queixas referem-se à restrição à liquidação antecipada do empréstimo ou à portabilidade, além de irregularidades relacionadas ao fornecimento de informações sobre essas operações de crédito. 

1º lugar: Conglomerado BIC** 

Reclamações procedentes 174
Número de clientes 173.263
Índice* 1004,25

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

**Trata-se do conglomerado BIC, que inclui o Banco Industrial e Comercial S.A. e a Sul Financeira S.A. Créditos e Financiamentos.

Principais reclamações (em ordem decrescente): Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado por recusa injustificada; restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado por ausência de documentação de desistência do devedor; e irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito consignado

2º lugar: Daycoval

Reclamações procedentes 33
Número de clientes 638.870
Índice* 51,65

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

Principais reclamações (em ordem decrescente): Irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito consignado; restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais por recusa injustificada; e irregularidades relacionadas ao fornecimento de contratos de operações de crédito consignado.

3º lugar: BNP Paribas**

Reclamações procedentes 52
Número de clientes 1.158.822
Índice* 44,87

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

**Trata-se do Conglomerado BNP Paribas, que inclui, além do BNP Paribas Brasil, o Banco Cetelem e a Cetelem Brasil S.A. Crédito Financiamento e Investrimento.

Principais reclamações (em ordem decrescente): Irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito consignado; restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado por recusa injustificada; e irregularidades relacionadas ao fornecimento de contratos de operações de crédito consignado.

4º lugar: J. Malucelli**

Reclamações procedentes 10
Número de clientes 342.468
Índice* 29,19

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

**Trata-se do Paraná Banco, que faz parte do conglomerado.

Principais reclamações (em ordem decrescente): Irregularidades relacionadas ao fornecimento de informações sobre operações de crédito consignado (pessoa natural); irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços; e irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito consignado.

5º lugar: Conglomerado BRB**

Reclamações procedentes 16
Número de clientes 737.162
Índice* 21,70

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil

**Trata-se do conglomerado que inclui o BRB Banco de Brasília e o BRB Crédito Financiamento e Investimento

Principais reclamações (em ordem decrescente): Operação não reconhecida pelo cliente em terminais de autoatendimento, tais como contratações de empréstimos, movimentação em contas de depósito, aplicações financeiras, etc; restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais por recusa injustificada; e irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços.