Os bancos com mais reclamações em maio, segundo o BC

Santander é líder de queixas entre bancos grandes e BNP Paribas é o mais reclamado entre os médios

São Paulo – Em maio, o Santander foi o banco grande – com mais de um milhão de clientes – com maior índice de queixas no ranking mensal das instituições financeiras mais reclamadas do Banco Central (BC).

O BNP Paribas liderou as queixas entre os bancos médios, com menos de um milhão de clientes.

Santander, líder do ranking de maio, estava na segunda posição no mês de abril. O Banrisul passou da terceira para a segunda posição da lista. O HSBC passou do primeiro lugar em abril para o terceiro no ranking de maio, o Banco do Brasil permaneceu no quarto lugar e o Itaú entrou para o ranking, ocupando a quinta posição, no lugar do Bradesco, que não está mais entre os cinco mais reclamados.

Entre os bancos médios, o Société Genéralé, que estava na primeira posição no mês passado, não está mais entre os cinco mais reclamados.

O BNP Paribas subiu da segunda para a primeira posição, o BMG subiu da terceira para a segunda, e o Banco Pan subiu do quarto lugar para o terceiro lugar. O Banco BIC e o J. Malucelli saíram do ranking neste mês e deram lugar aos bancos Daycoval e Citibank, que ficaram na quarta e quinta posição, respectivamente.

Para elaborar o ranking, o BC recebe as queixas dos clientes e analisa se houve descumprimento das normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). Dessa forma, a lista considera apenas as reclamações procedentes.

Os dados usados relacionam o número de queixas recebidas pelo banco com o número de clientes para verificar qual deles tem o maior índice relativo de reclamações. Assim, evita-se que alguns bancos apareçam sempre no topo do ranking por causa do maior número de clientes.

Veja a seguir os resultados do ranking de maio:

Bancos grandes – mais de um milhão de clientes

Em maio foram registradas 1.059 reclamações procedentes entre os bancos grandes, 732 queixas a mais que em abril.

As principais queixas foram sobre a realização de débitos em conta sem autorização do cliente e prestação do serviço de conta-salário. Abaixo de cada tabela estão relacionados os tipos de reclamação mais recorrentes.

1º Lugar: Santander

Reclamações procedentes 415
Número de clientes 22.851.788
Índice* 1,81

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos não autorizados; prestação do serviço de conta-salário de forma irregular; e concessão de crédito sem documentação adequada.

2º lugar: Banrisul

Reclamações procedentes 36
Número de clientes 2.417.656
Índice* 1,48

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

Principais reclamações (em ordem decrescente): prestação do serviço de conta-salário de forma irregular; irregularidades na apresentação do Custo Efetivo Total (CET) das operações de crédito; e concessão de crédito consignado sem documentação adequada.

3º Lugar: HSBC**

Reclamações procedentes 79
Número de clientes 6.026.128
Índice* 1,31

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

**Trata-se do Conglomerado HSBC, que inclui HSBC Finance Brasil Banco Múltiplo e HSBC Bank Brasil Banco Múltiplo.

Principais reclamações (em ordem decrescente): cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados; esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta; e realização de débitos não autorizados.

4º lugar: Conglomerado BB**

Reclamações procedentes 333
Número de clientes 36.843.993
Índice* 0,90

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

**Trata-se do Conglomerado Banco do Brasil, que inclui, além do Banco do Brasil, o BB Banco de Investimentos.

Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos não autorizados; cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados; e problemas de segurança na realização de transações em meios alternativos, como internet banking.

5º lugar: Conglomerado Itaú**

Reclamações procedentes 196
Número de clientes 26.664.314
Índice* 0,73

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

**Trata-se do Conglomerado Itaú, que inclui, além do Banco Itaú, o Banco Dibens, Banco Itaú Veículos, Banco Investcred Unibanco, Banco Itaubank, Banco Itauleasing, Banco Itaú BMG Consignado, Unibanco União de Bancos Brasileiros, Banco Itaú BBA, Banco Itaucard e Hipercard Banco Múltiplo.

Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos não autorizados; cobrança de tarifas irregulares em pacotes de serviço; e concessão de crédito consignado sem documentação adequada.


Bancos médios – menos de um milhão de clientes

Em maio, os bancos médios receberam 159 reclamações, 102 a menos do que em abril.

Os bancos médios costumam atuar no fornecimento de crédito a pequenas e médias empresas, na concessão de crédito consignado e em financiamentos de carros.

As principais reclamações sobre os bancos médios foram: a concessão de empréstimos sem documentação adequada, esclarecimento de dúvidas de forma incompleta ou incorreta e restirção à portabilidade de crédito.

1º lugar: BNP Paribas**

Reclamações procedentes 39
Número de clientes 1.963
Índice* 1.986,75

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

**Trata-se do Conglomerado BNP Paribas, que inclui, além do BNP Paribas Brasil, o Banco Cetelem.

Principais reclamações (em ordem decrescente): esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta; concessão de crédito consignado sem documentação adequada; e concessão de crédito consignado com documentação falsa.

2º lugar: Conglomerado BMG** 

Reclamações procedentes 84
Número de clientes 6.665
Índice* 1.260,31

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

**Trata-se do Conglomerado BMG, que inclui, além do Banco BMG, o Banco Cifra e o BCV Banco de Crédito e Varejo.

Principais reclamações (em ordem decrescente): concessão de crédito consignado sem documentação adequada; esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta; e restrição à portabilidade do crédito consignado.

3º lugar: Banco Pan (antigo Panamericano)

Reclamações procedentes 16
Número de clientes 2.990
Índice* 535,11

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil

Principais reclamações (em ordem decrescente): concessão de crédito consignado sem documentação adequada; concessão de crédito consignado com documentação falsa; e esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta.

4º lugar: Banco Daycoval

Reclamações procedentes 6
Número de clientes 9.399
Índice* 63,83

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

**Trata-se do Conglomerado Societe Generale, que inclui os bancos Pecúnia e Cacique.

Principais reclamações (em ordem decrescente):  concessão de crédito consignado com documentação falsa; e restrição da portabilidade do crédito consignado.

5º lugar: Conglomerado Citibank

Reclamações procedentes 11
Número de clientes 7.378
Índice* 149,09

*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

**Trata-se do Conglomerado Citibank, que além do Banco Citibank inclui o Banco Citicard.

Principais reclamações (em ordem decrescente): concessão de crédito consignado sem documentação adequada; problemas de segurança na realização de transações em meios alternativos, como internet banking; e cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados.