Os bairros mais caros para alugar imóveis em São Paulo

Nos últimos seis anos, o preço do metro quadrado para locação de apartamentos na cidade dobrou em 16 bairros

São Paulo – Levantamento da imobiliária Coelho da Fonseca aponta que a Vila Olímpia e o Itaim são os bairros mais caros para aluguel de apartamentos na cidade de São Paulo. Ambos registram preço médio do metro quadrado de 61 reais no ano, de janeiro a agosto deste ano. 

No ranking de aluguéis mais caros, os dois bairros, localizados na zona sul da cidade, são seguidos pela Vila Nova Conceição, no qual o preço médio do metro quadrado para locação é de 59 reais; Brooklin Novo, que registra preço médio de 53 reais; e Moema, de 46 reais. 

Quem busca alugar um imóvel de 50 metros quadrados na Vila Olímpia ou Itaim, pode pagar, em média, 3.050 reais por mês. Já quem procura um apartamento de 100 metros quadrados, vai encontrar um preço médio de 6.100 reais mensais. 

A Vila Olímpia se destaca no levantamento porque o bairro é a grande aposta do mercado imobiliário na cidade, segundo Fernando Sita, diretor de comercialização de imóveis de terceiros da imobiliária.”Diversos empreendimentos estão sendo construídos e lançados agora na região”.

Além de o bairro estar localizado próximo a dois parques, dois shoppings centers e ao aeroporto de Congonhas, também ganhou novos prédios comerciais. “Quem aluga na região tem fácil acesso ao trabalho”, diz o diretor.

A Vila Olímpia, porém, não tem muitas opções de apartamentos de alto padrão com metragens altas. Quem busca esse tipo de imóvel acaba optando por bairros próximos, como Vila Nova Conceição e Itaim, o que faz com que os preços do aluguel também registrem alta nessas regiões.

A pesquisa leva em consideração apenas apartamentos novos e usados e os preços médios foram retirados da base de 450 imóveis comercializados pela imobiliária em 16 bairros entre janeiro e agosto de 2014. 

Os preços para aluguel de apartamentos nos 16 bairros dobrou nos últimos seis anos, de 21 reais para 41,3 reais, segundo o levantamento da Coelho da Fonseca.

Confira os resultados da pesquisa na tabela a seguir:

Valor médio do metro quadrado de apartamentos 

Bairro Preço (R$)
Vila Olímpia 61
Itaim 61
Vila Nova Conceição 59
Brooklin Novo 53
Moema 46
Pinheiros 46
Jardins 42
Alto da Boa Vista 42
Campo Belo 41
Perdizes 39
Alto dos Pinheiros 39
Vila Mariana 39
Higienópolis 38
Centro 33
Alphaville 33
Morumbi 31

Fonte: Coelho da Fonseca

Valorização

Desde o ano passado, apartamentos para alugar com quatro ou mais dormitórios foram os que mais se valorizaram nos bairros pesquisados, segundo o levantamento da imobiliária. 

Esses apartamentos tiveram, em média, alta de 15% no preço do metro quadrado e registram valor médio de 47 reais por metro quadrado.

Apartamentos com dois quartos também registraram valorização no período. A alta média do preço nesse tipo de imóvel foi de 13%, e o valor médio do metro quadrado atingiu 46 reais.

Fernando Sita explica que a valorização desses apartamentos aconteceu pela falta de imóveis novos de dois e quatro dormitórios nos bairros pesquisados, o que valorizou o aluguel de imóveis usados. 

Já o preço do metro quadrado médio para locação de apartamentos com três dormitórios aumentou 3% nos 16 bairros desde o ano passado, para 41 reais, enquanto o valor médio do aluguel de apartamentos com um quarto caiu 13% no período, para 50 reais o metro quadrado.

A queda nos preços dos imóveis de um quarto aconteceu pelo aumento dos lançamentos dessa categoria de imóveis nos bairros pesquisados, que absorveram a demanda na região. “Estes novos empreendimentos foram ocupados e há menos imóveis desse tipo para alugar agora”, afirma o diretor da imobiliária.