Onde encontro bons cursos para aprender a investir?

Internauta quer começar a investir, mas deseja estudar um pouco antes em cursos rápidos

Dúvida do internauta: Não sou da área de Economia, mas gostaria de investir meu dinheiro, dividido em aplicações de curto, médio e longo prazo. Tenho medo de ir até uma corretora sem ter os conhecimentos necessários e apenas “entregar” o dinheiro. Não tenho intenção de virar um trader profissional, mas quero saber a fundo aonde vão meus investimentos, e ter rentabilidade consistente. Onde posso encontrar cursos confiáveis sobre investimentos, que ensinem desde os primeiros passos, até a diversificação da carteira?

Resposta de Paulo Bittencourt*:

É muito importante, antes de começar a investir, ter algumas noções básicas de como o mercado financeiro funciona. Não é preciso se tornar um doutor em ciência econômica nem tão pouco em finanças para conseguir administrar bem seus investimentos. O desconhecimento sobre a natureza e peculiaridades de cada tipo de investimento, os riscos associados a cada classe de ativos, liquidez maior ou menor já são presságios de que o investidor pode acabar se frustrando amargamente.

Na internet existem várias oportunidades de apreender desde noções básicas de economia até cursos aprofundados, disponibilizados por universidades de fama mundial. Alguns destes portais oferecem gratuitamente a informação, como é o caso do Portal do Investidor e do Dinheirama mas existem também cursos pagos a preços acessíveis, como os do Maiseduca, Investeducar e Instituto Educacional BM&F Bovespa.

*Paulo Bittencourt é diretor técnico da Apogeo Investimentos, empresa de investimentos voltada para pessoas físicas do grupo Vinci Partners, e tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro.

Perguntas, críticas e observações em relação a esta resposta? Deixe um comentário abaixo!

Envie suas dúvidas sobre planejamento financeiro, crédito e investimentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.