Onde começar a investir aos 18 anos?

Especialista responde dúvida de leitor sobre investimentos. Envie você também sua pergunta

Pergunta do leitor: Tenho 17 anos e uma reserva de emergência de R$ 3 mil. A partir dos 18 anos, qual o investimento mais seguro para mim, levando em consideração essa quantia e meu conhecimento superficial sobre o assunto?

Resposta de Rafael Seabra*: 

Em primeiro lugar, é muito legal ver uma pessoa tão jovem se preocupando com sua educação financeira. Certamente isso fará diferença lá na frente.

Quanto ao investimento mais seguro, sem dúvida alguma é o Tesouro Direto, programa do Tesouro Nacional para venda de títulos públicos a pessoas físicas por meio da internet. O título público mais conservador é o Tesouro Selic, que rende mais que a caderneta de poupança e permite aportes mensais (ou em qualquer periodicidade) a partir de apenas 100 reais.

Para investir, você precisará abrir conta em uma corretora. Procure investir em uma que não cobre taxa de administração para o Tesouro Direto (confira as taxas cobradas por cada instituição).

Tudo pode ser feito pela internet, sem a necessidade de sair de casa ou mesmo enviar qualquer documento pelos Correios. Após abrir sua conta, basta transferir o dinheiro para lá, escolher o melhor título para você e fazer sua primeira compra.

O segundo grande investimento que você deve fazer é adquirir conhecimento. Com esses dois investimentos, seu dinheiro estará seguro e seu conhecimento financeiro deixará de ser superficial.

*Rafael Seabra é educador financeiro e autor do livro “Quero Ficar Rico”.