O que ocorre aos títulos do Tesouro se a corretora quebrar?

Internauta quer saber se há risco de perder seus títulos custodiados caso a corretora por meio da qual investe entrar em liquidação

Dúvida da internauta: O que ocorre ao título do Tesouro Direto custodiado em caso de liquidação da instituição financeira?

Resposta de Samy Dana e Alex del Giglio*:

Nesse caso o investidor não tem risco. Os títulos públicos comprados por meio do Tesouro Direto são mantidos na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) em uma conta que fica no nome do investidor. Se a instituição financeira for liquidada, os recursos investidos não são perdidos. O investidor precisa apenas abrir uma conta em outra instituição financeira e solicitar a transferência da custódia para a nova instituição.

Logo, nessa modalidade, não se preocupe tanto com a solidez da instituição financeira. O mais importante é procurar instituições financeiras que cobram taxas baixas, levando em consideração que o fator mais importante para otimizar o rendimento é o custo.

(*) Samy Dana é Ph.D. em Business, professor da FGV e coordenador do Núcleo de Cultura e Criatividade GV Cult. É consultor de empresas nacionais e internacionais dos setores real e financeiro e de órgãos governamentais, além de autor de livros de finanças pessoais. Esta resposta foi escrita em parceria com Alex Del Giglio, economista pela Univerisidade de São Paulo (USP), com extensão em finanças pela ESC Bordeaux e mestrado em Administração pela FGV. Responsável pela área educacional da Prime Finance Investimentos AAI Ltda., com sede em Manaus.

Perguntas, críticas e observações em relação a esta resposta? Deixe um comentário abaixo!

Envie suas dúvidas sobre planejamento financeiro e investimentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Vídeo: Como escolher os prazos dos títulos do Tesouro Direto?