O IR a pagar de 2013 foi menor que R$10; devo pagar em 2014?

Internauta não pôde recolher IR excedente a pagar em 2013 porque valor era inferior ao limite da Receita, e pergunta se será preciso pagá-lo neste ano

Dúvida do internauta: Quando fiz a declaração de imposto de renda do meu pai no ano passado, o resultado foi imposto a pagar de 9,45 reais. Assim, não foi possível fazer o pagamento, pois o valor foi inferior ao mínimo de dez reais. Esse imposto deve ser pago neste ano, quando meu pai fizer a declaração referente a 2013? Como fazê-lo? Devo lançar esse valor em algum campo da declaração de 2014?

Resposta do IOB Folhamatic EBS, empresa do Grupo Sage:

O saldo do imposto a pagar que resultar inferior a dez reais não deve ser recolhido, devendo ser adicionado ao imposto correspondente aos exercícios subsequentes, até que o total seja igual ou superior a dez reais. Só então o imposto deve ser pago no prazo estabelecido na legislação para este último exercício.

Isto é, se o a soma do imposto a pagar do ano passado com o imposto a pagar neste ano for superior a dez reais, ele deverá ser recolhido dentro do prazo estabelecido para o IR 2014 (primeira cota ou cota única até 30 de abril).

Na declaração não há local próprio para informar o valor a ser acrescido, basta adicioná-lo ao imposto a ser recolhido em DARF.

Dúvidas, observações ou críticas sobre a resposta acima? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre imposto de renda para seudinheiro_exame@abril.com.br.