O banco não aceitou renegociar minha dívida. O que fazer?

Especialista sugere o que fazer se você não consegue chegar a um acordo com o banco para pagar sua dívida no cartão de crédito

Pergunta do leitor: Solicitei renegociar em cinco vezes a dívida do cartão de credito e consegui. Paguei quatro parcelas e não conseguir pagar a quinta. Tento renegociar novamente, mas o banco se nega e, enquanto isso, os juros só aumentam. O que devo fazer? 

Aconselho ingressar com uma ação judicial, com o objetivo de depositar o valor devido. É importante mostrar que você pretende quitar a dívida e impedir o seu crescimento com a incidência de juros.

A probabilidade de obter um acordo judicial para encerrar o problema é muito grande. O cartão de crédito tem juros muito altos, por isso você deve procurar a Justiça o quanto antes, para fazer com que essa dívida pare de crescer logo.

O banco não pode impor um novo empréstimo e pressionar você a assumir uma nova dívida para pagar a antiga. Se a instituição financeira fizer isso, busque na Justiça indenizações por prejuízos morais e materiais. Nesse caso, você terá direito a receber de volta os valores pagos com juros cobrados no cartão de crédito durante o tempo no qual não houve negociação. 


*Ronaldo Gotlib é consultor financeiro e advogado especializado nas áreas de Direito do Consumidor e Direito do Devedor. Autor dos livros “Dívidas? Tô Fora! – Um Guia para você sair do sufoco”, “Testamento – Como, onde, como e por que fazer”, “Casa Própria ou Causa Própria – A verdade sobre financiamentos habitacionais”, “Guia Jurídico do Mutuário e do candidato a Mutuário”, além de ser responsável pela elaboração do Estatuto de Proteção ao Devedor e ministrar palestras sobre educação financeira.

 

Envie suas dúvidas sobre dívidas, empréstimos e financiamentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. O leitor pode recorrer ao Procon, caso tenha alguma unidade em sua cidade ou procurar a Defensoria Pública para ter seus direitos respeitados.

  2. crtiane costa

    Na Renda servicoemcasa voce encontra os melhores planos de Geraçao de Receita Extra todo mes com opções para cada regiao do pais. Acesse o site http://www.servicoemcasa.com.br/44610201 e saiba mais.

  3. Vansan Santos

    Envie uma carta pelos correios com firma reconhecida e com A.R discriminando a forma do acordo proposto ao Banco. Se não derem resposta ou não aceitarem deixe de pagar por um bom tempo…. Então se o Banco sujar seu nome no Serasa entre com ação contra o Banco pedindo ressarcimento por danos morais … Não esqueça de manter em arquivo uma ou mais copias da carta enviada…