Novo site faz uma faxina em sua vida financeira

Ferramenta gratuita pode ajudar principalmente quem sempre acaba perdendo o controle sobre os próprios gastos

São Paulo – Foi lançado hoje em São Paulo o site Yupee, um organizador de finanças pessoais dirigido para pessoas físicas. O portal é um produto da Nexxera, empresa que já atua com serviços para pessoa jurídica, fornecendo soluções eletrônicas de gestão de negócios.

A partir de um cadastrado gratuito, o internauta que navegar pelo site terá uma agenda para registrar gastos fixos, como mensalidade escolar, e gastos excepcionais, como IPVA, IPTU ou presentes de Natal, por exemplo. Na mesma agenda, também é possível registrar a entrada de recursos, como o salário.

A principal vantagem para o usuário é que a maior parte dos gastos precisa ser cadastrada uma vez só e o site repetirá automaticamente pelos meses seguintes. Por outro lado, como apenas a versão wap (um site mais leve e resumido) está disponível para smartphones e celulares, a navegação em dispositivos móveis pode ser mais lenta que a de aplicativos que organizam finanças.

Com os dados cadastrados, o Yupee faz gráficos dos gastos pessoais por categoria. É possível saber, por exemplo, se suas maiores despesas são com as contas de casa ou com o lazer de final de semana. A ferramenta também traz uma expectativa dos próximos dias, para saber com antecedência se o mês seguinte terminará no vermelho ou no azul e, assim, ajustar as despesas.


Outra ferramenta disponível no site é a “calculadora de sonhos”. O usuário que quiser realizar uma viagem em julho de 2012, por exemplo, cadastra o objetivo com o valor atual. O site corrige esse preço pela inflação e, baseado nos gastos registrados pelo usuário, projeta quanto ele precisará poupar por mês até a data das férias.

O principal diferencial do site para os portais e aplicativos já disponíveis no mercado são duas ferramentas, a Yupay e Yubox. Por meio das páginas é possível receber e pagar boletos sem precisar imprimir os documentos ou entrar em sites de internet banking. Conforme os pagamentos forem realizados, os comprovantes também ficam salvos num arquivo digital que o internauta acessa pela internet com seu login.

A Nexxera, dona do site, já fornece soluções para clientes pessoa jurídica. A ideia é que essas companhias possam formalizar parcerias para emitir boletos por meio do site e que esses possam ser pagos dentro desse mesmo ambiente. “O custo de emissão de boletos é alto para as empresas e o custo para emitir pelo Yupee será mais vantajoso para elas, que serão os patrocinadores do projeto”, disse Edson Silva, presidente da Nexxera. As companhia que fizerem parceria pagarão um valor fixo, de centavos, por transação. A taxa exata, porém, não foi revelada. Com esse modelo de negócios, o site será gratuito para o usuário.

Entre as empresas parceiras, o site já conta com a corretora de valores Pax, do Grupo Pague Menos, da rede de farmácias de mesmo nome. Rosana Freitas, responsável pelo setor educacional da corretora, explica que a parceria funcionará de duas maneiras. A primeira é como ferramenta de educação financeira. “Queremos levar pessoas para dentro do organizador como parte de nosso projeto educacional”, afirma. Num segundo momento, a corretora também incluirá a possibilidade de investir num produto chamado de Poupe Mais via o site Yupee. O produto é uma carteira dirigida de investimentos, com aplicações divididas entre renda fixa e variável. A aplicação mínima inicial é de 500 reais e, após esse pagamento, o investidor faz aportes bimestrais de 200 reais por meios de carnês. É esse pagamento periódico que a corretora disponibilizará no organizador. O objetivo da aplicação é que o investimento tenha rendimento anual líquido de 20% a 22% a mais que a poupança.

Assim como outras contas fixas, gastos no cartão e entrada de salário, os recursos enviados para a corretora e as outras empresas associadas serão calculados automaticamente no site Yupee. “Embora a agenda e os pagamentos possam ser visualizados no mesmo site, esses dados ficam arquivados em ambientes virtuais diferentes para garantir a segurança do internauta”, afirma Fabio Mainardi, CEO do Yupee.

A expectativa é que o número de internautas utilizando o serviço chegue a 5 milhões em 2012, com média de 25 milhões de transações por mês. Sobre as empresas que podem aderir ao serviço, Edson Silva, da Nexxera, afirma que a companhia já tem uma base de 400 mil companhias que utilizam os outros produtos do grupo, que são os parceiros mais prováveis para o projeto.