Milionários revelam os fatores que levam à riqueza

Investidores americanos com patrimônio acima de 25 milhões de dólares listam os principais motivos que os levaram a acumular suas fortunas

São Paulo – Não existe caminho fácil para se tornar um milionário. Não por acaso, o item que está no topo do ranking de fatores que levaram os investidores mais ricos dos Estados Unidos a acumular riqueza é trabalhar muito.

É essa a conclusão de uma pesquisa realizada neste ano pela Spectrem. A consultoria especializada no mercado financeiro ouviu 132 mil investidores americanos que têm patrimônio acima de 25 milhões de dólares.

Trabalhar muito foi o motivo mais apontado para o acúmulo de riqueza, citado por 87% dos entrevistados. Em seguida, os fatores mais mencionados foram educação, presente em 78% das respostas, e investir de forma inteligente (72%).

Aceitar riscos (63%), ter uma vida simples (59%) e dirigir o próprio negócio (46%) também aparecem entre os fatores listados pelos milionários.

Estar no lugar certo na hora certa, ter sorte e ou receber heranças foram citados por 56%, 53% e 30% dos entrevistados.

Já 35% dos milionários afirmam que ter seguido as indicações de consultores financeiros contribuiu para seu enriquecimento.

Veja na tabela a seguir os resultados da pesquisa.

Fatores que contribuem para a riqueza (em %)
Trabalhar muito 87%
Educação 78%
Investir de forma inteligente 72%
Aceitar riscos 63%
Ter uma vida simples 59%
Estar no lugar certo na hora certa 56%
Sorte 53%
Dirigir o próprio negócio 46%
Seguir indicações de consultores financeiros 35%
Herança 30%

Fonte: Spectrem

Preferência por guardar dinheiro

Perguntados sobre como lidam com a riqueza, 70% dos milionários apontam que economizar dinheiro lhes dá mais satisfação do que gastar a fortuna.

Entre os entrevistados, 53% estão preocupados com o que seus filhos irão fazer com o dinheiro que irão herdar e 49% atribuem grande parte de sua felicidade à riqueza que conseguiram acumular.

Apenas 23% dos investidores admitem que se preocupam de forma constante com a sua situação financeira.