Itaú lança aplicativo que ensina jovens a operar na bolsa

Usuário é ao mesmo tempo empresa e investidor e o valor das ações depende das interações que o jovem tem no jogo

São Paulo – Diante da percepção de que o público jovem vem se mostrando cada vez mais interessado no mercado financeiro, o Itaú lançou o game Fun Trade Itaú. O jogo, que fica na fanpage Itaú Universitários, tem o objetivo de estimular os jovens a se familiarizar com o funcionamento de uma bolsa de valores.

O aplicativo apresenta uma mecânica parecida com o mercado de ações. Nele, os participantes negociam ações de empresas representadas por seus amigos e demais jogadores.

Para participar, o usuário deve acessar o Facebook do Itaú Universitários ou aceitar o convite de outros participantes. Ao entrar no jogo, automaticamente o usuário se torna uma empresa que é lançada ao mercado da Fun Trade Itaú.

O valor das ações da empresa variam de acordo com a participação do usuário, quanto maior a interação, mais valorizadas se tornam as ações. Dessa forma, o jogo visa mostrar aos jovens que o sucesso do “negócio” está atrelado ao perfil do usuário.

Para estimular o engajamento entre os participantes, no aplicativo os conceitos do mercado financeiro são repassados aos jovens de forma simples, lúdica e didática. O jogo começa a funcionar exatamente um ano após o lançamento da fanpage do Itaú Universitário.

Outra opção para quem quer aprender como investir no mercado de ações é o simulador EXAME de ações, que tem uma proposta diferente. Indicado para todas as idades, a ferramenta simula o ambiente de negociação de ações na Bovespa, como se fosse um home broker, e serve para a prática de quem deseja começar a investir de verdade na Bolsa.