IRPF 2016: Como salvar a declaração para enviar à Receita

Guia EXAME.com do Imposto de Renda 2016 explica como salvar a Declaração de IR para transmissão à Receita

Antes de transmitir a Declaração de IR à Receita Federal, é importante revisar as informações declaradas e abrir a ficha “Verificar Pendências” para observar se é preciso corrigir algum erro ou informar algum outro dado.

Se não houver nenhum dado a ser alterado ou incluído, o próximo passo então é salvar a declaração para enviá-la à Receita. Para isso, basta clicar em “Gravar cópia”, no menu ao lado esquerdo do programa.

O programa apresentará então uma tela com três opções. Selecione a segunda: “Cópia da declaração para entrega à RFB”. 

É exatamente esse o arquivo que deverá ser carregado no Receitanet, programa que realiza a transmissão da declaração à Receita Federal.

Em seguida, grave também uma cópia da declaração para guardar para o IRPF 2017 seguindo o mesmo procedimento, mas assinalando a opção “Cópia da última declaração entregue e do recibo de entrega”. Esse arquivo mostra o número do recibo da declaração, que será necessário para a declaração do próximo ano. Lembre-se de salvá-lo em algum lugar – seja no computador, pen drive ou CD – que seja facilmente lembrado depois.

Caso o número do recibo da declaração seja perdido, sua recuperação não é nada simples. Se o contribuinte não possuir certificado digital (espécie de assinatura digital, mais usada por pessoas físicas que possuem empresas), ele deverá comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal para recuperar o número (veja como).

Ir para o próximo passo: Como transmitir a declaração à Receita Federal

Esta página faz parte do Guia do IRPF 2016, de EXAME.com, elaborado em parceria com Rodrigo Paixão e Thiago Mirales, sócios da Atlas Tax Consulting. Clique aqui para ver o índice geral do guia.