IPVA para carros de São Paulo já pode ser consultado

Bancos disponibilizam consulta do valor do IPVA e começam a recolher o imposto nesta segunda-feira

São Paulo – A partir desta segunda-feira (22), os proprietários de veículos registrados no Estado de São Paulo já podem consultar e pagar o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2015.

A consulta pode ser feita em caixas eletrônicos, pelo internet banking ou diretamente nas agências bancárias. 

Cada banco disponibiliza um layout diferente para a consulta nos sites e terminais de autoatendimento, mas geralmente as informações referentes ao IPVA aparecem nos campos de pagamentos ou tributos. 

Apenas com o número do Renavam do carro, o cliente já consegue fazer a consulta. 

Outra maneira de verificar o valor do imposto é por meio do site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Ao acessar a página que contém as informações sobre o IPVA, basta clicar em “Consulta Valor Venal para o IPVA de 2015” e digitar o código de IPVA e o ano de fabricação do carro. Esses dados são encontrados no documento do carro.

Enquanto as consultas feitas nos bancos mostram o valor exato do imposto a ser pago, a consulta pelo site da Secretaria mostra apenas o valor venal do carro (valor de mercado) e a alíquota do imposto (de 4%), ficando a cargo do contribuinte consultar o valor final do imposto.

Pagamento

Além de disponibilizar as informações sobre o valor do tributo, a partir desta segunda-feira os bancos também já estão habilitados a fazer o recolhimento do IPVA.

O proprietário que optar por quitar o IPVA ainda em dezembro ou até a primeira data de vencimento, em janeiro, pode fazer o pagamento à vista e obter um desconto de 3% sobre o valor total do imposto. 

Quem quiser parcelar o pagamento em três prestações também deve se enquadrar dentro da primeira de data de vencimento, em janeiro. 

Quem perder os prazos de janeiro só terá a opção de fazer o pagamento em cota única, sem desconto, em fevereiro. 

Veja na tabela a seguir as datas de vencimento para cada final de placa.

Placa Vencimento da 1ª parcela ou cota única com desconto Vencimento da 2ª parcela ou cota única sem desconto Vencimento da 3ª parcela
Final 1 09/jan 11/fev 11/mar
Final 2 12/jan 12/fev 12/mar
Final 3 13/jan 13/fev 13/mar
Final 4 14/jan 19/fev 16/mar
Final 5 15/jan 20/fev 17/mar
Final 6 16/jan 23/fev 18/mar
Final 7 19/jan 24/fev 19/mar
Final 8 20/jan 25/fev 20/mar
Final 9 21/jan 26/fev 23/mar
Final 0 22/jan 27/fev 24/mar