Investir todo mês no Tesouro Direto é uma boa estratégia?

Internauta questiona se comprar títulos públicos mensalmente é um bom plando de investimento para a aposentadoria

Dúvida do internauta: Vou receber 15 mil reais e pretendo aplicar esse valor na NTN-B Principal (título do Tesouro Nacional que paga uma taxa de juro prefixada mais a inflação medida pelo IPCA), com vencimento em 2035, pensando na aposentadoria. Vou continuar investindo no mesmo título periodicamente, aplicando no primeiro mês 300 reais, 301 reais no segundo mês, 302 reais no terceiro mês e assim por diante, até o vencimento em 2035.

Qual é o valor líquido aproximado que posso receber, visto que o IPCA não é fixo? Existe alguma forma de calcular? Essa é uma boa estratégia de investimento para a aposentaria? Tenho 32 anos, sou casado, sem filhos, sem dívidas e tenho perfil de risco moderado.

Resposta de Fernando Meibak*:

Poupar recursos regularmente, pensando no longo prazo, é uma boa estratégia e a escolha de investir via Tesouro Direto em Notas do Tesouro Nacional Série B Principal 2035 é muito boa.

Essas notas estão rendendo ao ano perto de 6% de juros, mais a variação do IPCA.

Esses seus 15 mil reais iniciais, estimando conservadoramente um IPCA de 4% ao ano, representarão cerca de 113 mil reais no vencimento. Já o primeiro aporte, de 300 reais, com as mesmas estimativas, totalizará cerca de 2.240 reais em 2035.

Eu não me preocuparia muito em saber exatamente o valor que terá sido acumulado ao longo do tempo, pois os juros e a variação da inflação irão se alterar nesse período.

Tenha a disciplina de depositar mensalmente e, de preferência, aumente os valores dos aportes quando puder.

O que eu recomendaria é que você passasse a investir também na NTN-B com vencimento em 2050, pois com a sua idade você terá apenas 53 anos em 2035, quando os títulos vencem, então você terá que reinvestir todos os recursos acumulados em alguma outra aplicação.

Assim sendo, vale a pena distribuir os vencimentos.

*Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta? Deixe um comentário abaixo!

Envie outras dúvidas financeiras para seudinheiro_exame@abril.com.br.