Honda anuncia recall de 304 mil veículos no mundo por air bag

A montadora quer recolher os sedãs Accord e Civic, a minivan Odyssey e outros modelos fabricados em 2001 e 2002

Tóquio – A Honda Motor anunciou nesta sexta-feira o recall de 304.035 veículos em todo o mundo por causa de inflatores defeituosos que podem fazer os air bags estourarem, marcando o sexto recall em três anos por um problema que, segundo a montadora, feriu 20 pessoas.

A companhia japonesa acredita já ter rastreado todos os veículos, que somam quase 2 milhões, suspeitos de ter ou que de fato tinham defeito no air bag.

O recall afeta os sedãs Accord e Civic, a minivan Odyssey e outros modelos fabricados em 2001 e 2002, a maioria nos Estados Unidos, onde 273.000 carros foram convocados. Estão incluídos ainda veículos no Canadá, Japão, Austrália, Taiwan, Cingapura e outros países.

Um porta-voz da Honda em Tóquio não revelou o custo total para a companhia, mas afirmou que o último recall de 2 mil carros custará 14 milhões de ienes (180 mil dólares).

A companhia disse que teve conhecimento do defeito após descobrir que um fornecedor tinha cometido um erro e permitido que os inflatores com defeito chegassem aos carros.