Fundos de investimento têm maior captação desde 2002

Produtos voltados para ações de Small Caps registraram rentabilidade de 3% em agosto, a maior da indústria

Os fundos de investimento registraram captação líquida de 5,4 bilhões de reais em agosto, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). O resultado mensal foi prejudicado pelo fechamento de 15 fundos da categoria Renda Fixa, que somados reuniam um patrimônio líquido de cerca de 7 bilhões de reais. Mesmo assim, a captação no acumulado do ano, de 79,4 bilhões de reais, é a maior da série histórica, que teve início em 2002.

No mês de agosto, os fundos da categoria Multimercado registraram a maior captação, de 5,3 bilhões de reais, sendo que 4,1 bilhões de reais dos ingressos líquidos foram apenas dos Fundos Multimercado do tipo Multiestratégia. Os Fundos Multimercados Multiestratégia também tiveram a melhor rentabilidade dentro da categoria Multimercados, com rendimento de 0,96%.

Os Fundos de Ações Small Caps, pelo segundo mês consecutivo, registraram a maior rentabilidade da indústria, de 3%. Dentro da renda fixa,o maior rendimento apresentado no mês, de 1,44%, foi do Fundo de Renda Fixa tipo Índices (fundos que buscam superar ou seguir os resultados de índices de renda fixa, como o IMA-B, que mede a rentabilidade das NTN-B, títulos públicos atrelados ao IPCA).

Os fundos do tipo Renda Fixa, também se destacaram e apresentaram rentabilidade de 1,19% no mês, superando a variação do IMA-Geral (que retrata o desempenho médio dos índices de renda fixa calculados com base em carteiras compostas por títulos públicos).

Estes e outros resultados da indústria de fundos no mês de agosto podem ser encontrados no site da Anbima