Fundo com 12 posições gera retorno anual de 20% há cinco anos

A maior posição dele é na Amazon, desde 2004. A taxa de retorno do fundo no primeiro semestre foi de 15 por cento

Um dos fundos globais de renda variável de melhor desempenho aposta que um punhado de gigantes dominará o mundo.

O HCP Focus, que administra aproximadamente 50 milhões de euros (US$ 58 milhões), pode se gabar de um retorno médio anual de 20 por cento nos últimos cinco anos que é superior à performance de 99 por cento de seus pares, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

Ernst Gronblom, que supervisiona o fundo na Helsinki Capital Partners, percebeu antes que a maior parte do valor para os acionistas vem de “um pequeno conjunto de empresas”.

“O mercado sistematicamente subestima e entende mal a força do fenômeno no qual os vencedores levam tudo”, disse Gronblom.

A ascensão do mercado acionário global nos últimos anos foi puxada por algumas empresas, como Apple e Amazon, uma vez que a tecnologia possibilitou ampliação em enorme escala de suas receitas e lucros.

Gronblom, que já trabalhou como advogado e consultor, procura “identificar superestrelas” em estágio inicial.

Ele administra um fundo com apenas 12 posições e emprega o método de avaliação de empresas que se baseia no valor econômico agregado.

“Para gerar alfa, é preciso fazer isso com uma carteira muito concentrada”, ele disse, se referindo ao retorno além do que o mercado como um todo proporciona.

A maior posição dele é na Amazon, desde 2004. A taxa de retorno do fundo no primeiro semestre foi de 15 por cento.

“A empresa não continuará crescendo da mesma forma porque ficou extremamente grande”, ele acredita. “O crescimento nos próximos 5 a 10 anos será muito mais forte do que o da média do mercado.”

O fundo também tem posições em Alibaba Group Holding, Baidu e Facebook. Um dos investimentos mais recentes foi na bolsa de empréstimos online LendingTree, no começo do ano.

“Eles são casamenteiros ou corretores”, ele disse. “O que torna esses mercados de dois lados interessante são os efeitos de rede. Efeitos de rede sempre existiram, mas no negócio digital, são mais fortes do que o normal, o que cria essas situações em que o vencedor leva tudo.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s