Ford Ka vira o popular mais barato do Brasil

Popular desbancou o Fiat Mille, com a decisão da montadora de fixar o preço em R$ 23.600

São Paulo – Com a decisão de fixar o preço do Ford Ka em 23.600 reais, o popular desbancou o Fiat Mille por uma diferença de apenas 50 reais – e se tornou o carro mais barato do Brasil.

O Ka é equipado com o conhecido motor 1.0 Zetec RoCam, que entrega 69 cv quando abastecido com gasolina e 73 cv se movido a etanol. A lista de itens de série inclui rodas de aço de 13 polegadas com calotas, faróis com máscara negra, porta-copos, para-choques pintados na cor do carro, conta-giros e desligamento automático dos faróis. Seu visual foi renovado em agosto de 2011.

No caso do Fiat Mille Economy, o motor 1.0 Fire Flex gera 65 cv com gasolina e 66 cv com etanol. O veterano popular sai por 23.650 reais. Barras de proteção laterais, banco traseiro rebatível, rodas de 13 polegadas com calotas e econômetro, dispositivo que indica se o motorista está conduzindo de forma a economizar mais ou menos combustível. Apesar do projeto defasado, o Mille leva vantagem sobre o Ka por oferecer a opção da carroceria de quatro portas, ao custo de 25.530 reais.

O terceiro colocado é o Effa M100. O primeiro veículo de passeio chinês a desembarcar por aqui segue o exemplo da maioria de seus conterrâneos e aposta na relação custo/benefício para conquistar o consumidor. O compacto é recheado com ar-condicionado, direção elétrica, rodas de liga leve, vidros elétricos nas quatro portas, para-choques e retrovisores pintados na cor do veículo e abertura interna do tanque de combustível.

O antigo dono do posto de veículo mais barato do Brasil era o Chery QQ, que hoje ocupa o quarto lugar. Apesar da falta de tradição, a marca chinesa dá o troco na generosa lista de itens de série. Entre os equipamentos, o QQ oferece ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, painel digital, rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3 e entrada auxiliar, freios com sistema anti-travamento (ABS), alarme anti-furto e airbag duplo frontal. Seu preço sugerido é de 24.990 reais, praticamente no limite do grupo de carros abaixo de 25 mil reais.