Expectativa de vida do brasileiro sobe. Comece a guardar dinheiro

Os dados indicam que os brasileiros vão viver mais, e que será preciso organizar melhor a aposentadoria

A expectativa de vida do brasileiro nascido em 2015 é de 75,5 anos, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O dado foi publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União. A expectativa de vida para brasileiros nascidos em 2014, divulgada no ano passado, era de 75,2 anos.

Os detalhes da pesquisa Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil, inclusive a diferença de expectativa de vida entre os sexos, serão divulgados ainda hoje pelo IBGE.

As informações são usadas como parâmetro para o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.

Os dados indicam que os brasileiros vão viver mais, e que será preciso organizar melhor a aposentadoria. Com o aumento da expectativa, também diminui o valor que é pago pela Previdência Social, seja pelo fator previdenciário, que dará um desconto maior no benefício para quem se aposentar mais cedo, seja pela necessidade de reforma do sistema previdenciário, que tende a exigir mais contribuições, tempo de trabalho e idade mínima.

Por isso, é importante começar o quanto antes a pensar na aposentadoria, juntando recursos para a velhice. Especialmente as mulheres, que costumam viver bem mais que os homens.

Com informações da Agência Brasil.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. É um fator a mais para economizar desde cedo, porém, são os objetivos e sonhos que darão forçar para enfrentar as adversidades ao longo do caminho e não deixar cair na tentação do consumo excessivo.